Você sabe quais são as principais certificações do mercado financeiro?
Se você tem interesse em trabalhar com o mercado de capitais, é imprescindível ter algumas certificações, já que comprovam que o profissional pode atuar na área.
Cada certificação exige um conhecimento. Para consegui-las, é preciso ser aprovado numa prova. As instituições que regulam essas avaliações são a Anbima e a CVM.
Como conseguir as certificações?
Certificações com menos atribuições têm avaliações mais simples do que as que demandam grandes responsabilidades dos profissionais. Então, saiba seus objetivos e se prepare!
Após ser aprovado na prova, você precisa se registrar na instituição que cuida da certificação em questão. A prova e o registro profissional são feitos mediante pagamento.
Quais são as principais certificações financeiras?
1. CPA-10; 2. CPA-20; 3. CEA; 4. CGA; 5. AAI; 6. CNPI; 7. CFP.
É uma mais comuns. Voltada para quem tem interesse em atuar com prospecção de clientes ou venda de produtos de investimento para pessoas físicas ou jurídicas.
1.CPA-10 (Certificação Profissional Anbima - Série 10)
Permite as mesmas atividades do CPA-10 e a realização de manutenção de carteiras junto a investidores Varejo Alta Renda, Private Banking, Corporate e Institucionais.
2. CPA-20 (Certificação Profissional Anbima - Série 20)
Também incorpora todas as atividades anteriores. Destinado para quem deseja assessorar gerentes de contas de investidores PFs durante as operações, indicando diversos produtos.
3. CEA (Certificação de Especialista em Investimentos Anbima)
Recomendado para quem pretende desempenhar atividades de gestão profissional de recursos de terceiros. Se você quer abrir uma Asset ou um Family Office, obtenha-o.
4. CGA (Certificação de Gestores Anbima)
Este agente trabalha com intermediação, distribuição e suporte de operações de valores mobiliários entre corretoras e clientes. Também é conhecido como corretor financeiro.
5. AAI (Agente Autônomo de Investimentos)
Selo obrigatório da CVM para exercer a função de Analista de Valores Mobiliários. Você pode produzir relatórios de investimentos ou tornar-se analista e fornecer consultorias.
6. CNPI (Certificado Nac. do Profissional de Investimentos)
Certificado para quem atua em áreas que precisam de conhecimentos em planejamento financeiro, gerenciamento de riscos, questões fiscais e sucessórias.
7. CFP (Certified Financial Planner)
É investidor e tem dúvidas sobre contabilidade? Aproveite e participe do nosso