Tesouro direto e sua estabilidade nos pré-fixados

As taxas das letras Prefixadas do Tesouro servem como termômetro do mercado

Dentre as letras disponíveis no Tesouro Direto, há as prefixadas. Acompanhe e conheça mais sobre as letras do Tesouro pré-fixado.

O Tesouro Direto oferece três tipos de letras, a Selic, as Prefixadas e aquelas atreladas ao IPCA. Todas elas possuem parte do rendimento, uma taxa prefixada.

O que é o Tesouro Pré fixado?

Porém, as letras Prefixadas e atreladas ao IPCA são as que mais sofrem com a volatilidade do mercado.

As taxas de juro oferecidas em títulos do Tesouro flutuam conforme o mercado. Quando as expectativas são boas, o juro cai, quando não, a tendência é de alta.

Juros do Tesouro

Por exemplo: quando a inflação está sob controle e as expectativas sobre a taxa de juro estão em queda, as taxas dos títulos prefixados e atrelados ao IPCA costumam cair.

Agora, quando o contexto é de alta da inflação e sinais claros de alta do juro, as taxas começam a subir e isso influencia no preço do título.

Nos últimos meses, o Brasil viu a inflação disparar e a taxa de juro subir. Esse fenômeno desencadeou a alta das taxas dos títulos prefixados e atrelados ao IPCA.

Aumento de juros Pré fixados

Mais recentemente, com a fala de Jerome Powell, presidente do Banco Central norte-americano, as taxas mostram leve tendência de alta.

Com a inflação elevada nos Estados Unidos, Powell vê necessidade de se manter firme na política monetária, ou seja, subir os juros.

A austeridade nos Estados Unidos, pode trazer mais dificuldades para o mundo e por isso, a repercussão aqui, foi de alta das taxas.