Selic em queda: Onde investir?

A Selic chegou aos 13,75% e possivelmente não subirá mais

Com a taxa Selic chegando ao teto e a inflação dando sinais de estabilização e possível queda, o juro tende a cair em 2023, abrindo oportunidade de investimentos.

A Selic provavelmente vai iniciar um momento de queda em 2023 e continuar caindo em 2024. Alguns investimentos que não estão performando bem agora podem começar a se valorizar.

Queda da Selic

A renda fixa, principalmente atrelado ao CDI, ganhou bastante nesses últimos meses, mas, com a expectativa de queda do juro, outros ativos vão se beneficiar.

Um dos investimentos que podem ganhar bastante são os fundos imobiliários. Com a subida da Selic, muitos FII derreteram.

Fundos imobiliários

Essa movimentação de desvalorização já aconteceu em anos anteriores e a expectativa por uma retomada cresce conforme o juro se estabiliza.

Além disso, os fundos imobiliários, o mercado de ações e os ETFs podem ganhar bastante com a possível queda do juro.

A renda fixa vai continuar gerando bons retornos, mas nada similar aos 13,75% atuais. Os títulos prefixados surgem como ótimas alternativas para o momento.

Renda fixa

Como a expectativa de queda do juro em 2023 e 2024, travar a rentabilidade atual para os próximos anos, parece ser uma ótima ideia.

Os investimentos atrelados ao IPCA, como as Letras do Tesouro, também surgem como excelentes opções de investimentos.

IPCA+

Por serem letras que possuem taxa prefixada em seus rendimentos, a queda do juro e das expectativas pode influenciar na valorização da letra no curto e médio prazo.

Sendo que quanto mais longo for o prazo de vencimento da letra, maior é a influência que o juro futuro exerce no papel.

Assim, as letras do Tesouro IPCA, podem gerar retornos similares ao mercado de ações no curto e médio prazo.