A Rolls Royce está desenvolvendo e testando um novo tipo de motor para aviões.
Um novo motor
Um novo motor
Diferente de tudo que já foi fabricado, este novo motor possui uma nova estrutura e tecnologias.
O novo motor denominado de Ultrafan foi recentemente acionado em um complexo de testes de motores. Comparado ao motor Trent XWB, o Ultrafan tem uma eficiência 10% melhor.
Sendo que o motor Trent XWB já é considerado atualmente, como o motor mais eficiente do mundo.
Desse modo, existe a possibilidade de adicionar as melhorias estruturais do Ultrafan nos motores Trent XWB e consequentemente, melhorar a performance deles.
A força do novo motor Ultrafan é de 25.000-110.000 lb de empuxo. Segundo estimativas, esses novos motores já estarão nas linhas de produção de novas aeronaves até 2030.
O novo motor Ultrafan foi concebido após anos de estudos e desenvolvimento feito pela Rolls Royce em parceria com instituições do Reino Unido, União Europeia e da Alemanha.
Anos de estudos e desenvolvimento
Anos de estudos e desenvolvimento
Com quase uma década de desenvolvimento, desde 2014, quando foi divulgado o projeto, o Ultrafan trouxe uma arquitetura revolucionária para o mercado.
No teste do Ultrafan, a Rolls Royce utilizou combustível sustentável (SAF), com base em resíduos como óleo de cozinha usados. Tal material foi oferecido pela Air BP.
Inclusive, o secretário de negócios e comércio do Reino Unido, Kemi Badenoch, disse que esta nova tecnologia ajudará na transição para um futuro mais verde para a aviação.
O CEO das Rolls Royce, Tufan Erginbilgic também expressou sua felicidade ao reconhecer que o Ultrafan é um motor que tem a capacidade de melhorar os atuais motores e os do futuro.
Além disso, Erginbilgic, destaca que a combinação dos combustíveis sustentáveis, junto aos motores de turbina a gás, serão a chave para alcançar a meta de Voo Líquido Zero até 2050.