Qual o impacto das guerras na economia

Guerra

Conflitos armados não costumam trazer benefícios econômicos para os países.

Inclusive, mesmo os países que não fazem parte do conflito, por vezes sentem as consequências econômicas geradas pela guerra.

Então qual é o real impacto das guerras na economia? Acompanhe e descubra.

Com o recente conflito entre o Hamas e Israel, os receios com relação às economias cresceram.

Quais são os impactos de uma guerra?

Sendo que os impactos deste conflito, ou de qualquer outro que vier a surgir, vão depender de vários fatores.

Toda e qualquer guerra vai influenciar de alguma forma na economia global. Mas, a dimensão do impacto vai depender dos atores que estão envolvidos e da dimensão.

Por exemplo, a guerra entre o Hamas e Israel está acontecendo em uma região rica em petróleo, com países produtores logo ao lado, como é o caso da Arábia Saudita e o Irã.

Se a guerra se alastrar para mais países na região, como o próprio Irã e Arábia Saudita, o preço do petróleo pode simplesmente disparar.

Com isso, os preços de diversos produtos, consequentemente vão subir e uma nova onda de inflação deverá atingir o globo.

As guerras também exercem grande influência nas decisões dos Bancos Centrais pelo mundo.

Influência nas decisões dos Bancos Centrais

Atualmente os Estados Unidos estão com uma taxa de juro alta para os padrões do país. Sendo que no momento, o FED (Federal Reserve) vê uma redução gradual da inflação.

Fato que poderia contribuir para a redução dos juros, porém, com a guerra entre Israel e o Hamas, há grandes chances do preço do petróleo subir.

Desse modo, a inflação pode aumentar. Ou seja, mesmo sem um eventual corte dos juros, o cenário pode acabar sendo de alta da inflação.

Assim, a guerra surge como mais um fator de risco, cujos Bancos Centrais deverão levar em consideração na hora de definir suas políticas monetárias.