Qual investimento mais procurado em crises internacionais?

Dólar

Em momentos críticos, os investidores buscam proteção em alguns ativos.  O mundo já enfrentou diversas crises e os mesmos ativos costumam se valorizar em tais momentos.

Mas quais são esses ativos? Veja mais sobre os melhores investimentos para se proteger de crises.

Um desses investimentos é o próprio dólar. Mesmo na crise hipotecaria de 2008, que levou o banco Lehman Brothers a falência, o dólar se valorizou muito na época.

Dólar

Essa valorização aconteceu devido à percepção que todos têm sobre a segurança e a confiabilidade do dólar.

Mesmo em crises que colocam em cheque a credibilidade norte-americana, o dólar ainda sim, é o refugio prediletos dos investidores.

Além de ser impactado pelos investidores de todo o mundo, o dólar ainda sofre com a influência das politicas monetárias norte-americanas.

Juros nos Estados Unidos

Após a crise da COVID-19, os Estados Unidos, como boa parte do mundo, sofreram com a alta inflação.

O aumento dos preços pressionou os Bancos Centrais do mundo, a aumentarem as taxas de juros.

Inclusive, o FED (Federal Reserve) também subiu as taxas. Com o aumento do juro, a economia americana, parece estar sofrendo certas consequências.

O encarecimento de crédito faz os investimentos diminuírem e os gastos também, fato que pode comprometer a economia e a geração de empregos. 

Mas, de acordo com o “Payroll” de setembro, os Estados Unidos criaram 336 mil vagas de trabalho, taxa superior a previsão, que era de 170 mil.

Payroll de Setembro 

Por outro lado, o ganho salarial por hora diminui. Coisa que traz sérios impactos sobre o consumo, uma vez que as pessoas tendem a consumir menos. 

Desse modo, o FED terá que avaliar com cuidado se continuará a subir os juros, ou até mesmo, se manterá a taxa de juro como está. 

Porém, mesmo com um cenário econômico mais complexo, os investidores ainda enxergam o dólar, como um ativo seguro.