Acompanhe e conheça mais sobre o que é a inflação e quais são as expectativas para 2023.
A inflação é um indicador econômico que mensura o aumento dos preços. No Brasil, a inflação é representada pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).
Portanto, é por meio do IPCA que todos nós conhecemos como está a inflação no Brasil.
O IPCA mede a inflação sobre a renda mensal das famílias que recebem de 1 a 40 salários mínimos.
Como é formulado o IPCA?
Como é formulado o IPCA?
E dentro do seu cálculo, o IPCA levanta os valores de alimentos, transporte, comunicação, habitação, despesas pessoais, educação, vestuário, saúde, dentre outros.
Desse modo, as variações captadas em todos os itens são mensuradas e influenciam diretamente na inflação medida pelo IPCA.
Com base nos dados do IPCA, o Banco Central faz seus estudos e análises sobre o cenário monetário.
Sobre o IPCA, o BC identifica padrões e tendência da alta dos preços e calibra a política monetária, utilizando os juros.
Muita inflação, o juro sobe, caso haja queda nos preços, a tendência é de corte nos juros. Inclusive o mercado financeiro utiliza o IPCA para suas análises.
O Boletim Focus é um relatório divulgado pelo BC todas as segundas-feiras. Dentro do boletim estão as expectativas do mercado para vários indicadores, como o IPCA.
Expectativas para 2023
Expectativas para 2023
No último boletim as expectativas sobre a inflação aumentaram, de 5,36% para 5,39%.
Considerando que 2023 será um ano desafiador para política fiscal, a inflação tende a ficar volátil.
Tudo vai depender da política fiscal e da capacidade de crescimento no Brasil. Com política fiscal eficiente e crescimento, a tendência é de uma inflação menos volátil.