Com a sociedade cada vez mais consciente com relação à inclusão feminina no ambiente de trabalho, duas novas certificações foram criadas.
Ambas as certificações visam divulgar as empresas que adotam medidas para integrar e valorizar a presença feminina no ambiente de trabalho. Conheça mais sobre elas.
Através da Lei 14.682/23, que foi publicada no dia 21 de setembro, o governo federal institui a criação do selo: Empresa Amiga da Mulher.
Empresa Amiga da Mulher
Empresa Amiga da Mulher
Este selo pretende promover o reconhecimento às empresas que acolhem mulheres vítimas de violência doméstica.
Querendo ou não, no Brasil, a cada 4 horas uma mulher é vítima de violência doméstica, segundo pesquisa realizada em 2022 pela Rede de Observatórios da Segurança.
Dessa maneira, o reconhecimento por parte das empresas e o acolhimento pode ajudar e reduzir os números.
Dentre os requisitos que as empresas deverão cumprir para ter direito a selo estão:
Reservar 2% das vagas para mulheres vítimas de violência doméstica;
Promover a capacitação em proteção dos direitos das mulheres;
Ampliar a participação feminina na alta liderança;
Igualar os salários de homens e mulheres em cargos semelhantes.
Destacando que a empresa deverá cumprir com pelo menos duas, das 4 exigências. A validação do selo é de 2 anos.
Outro selo que foi aprovado é referente à Lei Nº 14.683/23 de 20 de setembro. O selo de “Empresa Amiga da Amamentação” terá validade de 1 ano.
Empresa Amiga da Amamentação
Empresa Amiga da Amamentação
A empresa que busca receber o selo “Empresa Amiga da Amamentação” deverá incentivar a amamentação no período de trabalho.
O selo será concedido às companhias que oferecem às suas funcionárias um ambiente propício à amamentação e coleta do leite materno.
Além de promover a conscientização e apoiar a campanha do Agosto Dourado. Sem esquecer que a empresa deverá estar de acordo com os direitos das empregadas lactantes.
Destacando que o selo “Empresa Amiga da Mulher” pode ser um diferencial em processos de licitação.
Já o selo “Empresa Amiga da Amamentação”, pode ser utilizado como propaganda, mostrando que a firma está ao lado da inclusão das mulheres no ambiente de trabalho.