PREVIDÊNCIA PRIVADA: o que é? Vale a pena ter para APOSENTAR?
A previdência privada é um produto financeiro para PFs muitas vezes utilizado para aposentadoria; veja a seguir
O assunto previdência privada tem se tornado cada vez mais comum no cotidiano do brasileiro, principalmente por conta da reforma previdenciária. Mas vale a pena ter uma?
Antes de falarmos se ela vale a pena ou não, é importante explicarmos o que é: a previdência privada é um tipo de investimento disponibilizado para pessoas físicas.
O que é previdência privada?
Sua principal função é servir como um complemento para a previdência social, a aposentadoria pública, que é disponibilizada pelo governo.
Esse plano financeiro não possui nenhuma ligação com o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). Sua fiscalização está sob responsabilidade da Superintendência de Seguros Privados (Susep).
A previdência privada não é voltada somente para quem quer se aposentar. Ela é chamada assim por ser um investimento de longo prazo, possuindo uma data de vencimento distante.
Ela é feita por meio de aportes periódicos, que geralmente são mensais, por parte do investidor.
Como funciona um plano de previdência?
Com isso, o gestor do plano aplica os recursos em ativos de baixo risco, como títulos públicos. Ao final do prazo pré-estabelecido, o investidor resgata o montante aportado.
É possível fazer isso na periodicidade que achar mais conveniente: mensalmente, de uma só vez, etc.
Você deposita o aporte periódico combinado durante a contratação; os aportes duram entre 20 e 35 anos.
Quando a fase anterior se encerra, você recebe o dinheiro somado aos rendimentos do período.
Existem duas fases do plano de previdência:
1. Acumulação
2. Usufruto
Por fim, vamos responder a grande dúvida: infelizmente, a previdência privada não é a opção mais vantajosa para quem quer se aposentar.
Vale a pena investir em previdência privada?
Ela apresenta rentabilidade baixa, além de possuir tributações e taxas administrativas, de carregamento e de saída. Existem outros investimentos de longo prazo mais atraentes.
Quer descobrir como investir para ter MELHORES RENDIMENTOS para quando for se APOSENTAR? Clique abaixo!