Por que os FIIs estão CAINDO? Entenda a QUEDA do IFIX
Nos últimos dias, muitos ativos de renda variável têm caído. E o que chama a atenção principalmente é a queda dos fundos imobiliários. Vamos entender o que está acontecendo.
Através do gráfico do IFIX, podemos ver que existe uma queda há pelo menos um ano. Um dos fatores que contribui é a taxa de juros. Quando ela sobe, os FIIs costumam cair.
Por que os FIIs estão caindo?
No cenário atual, os juros futuros estão subindo. Com isso, algumas rendas fixas tendem a pagar mais, fazendo investidores migrarem dos FIIs para renda fixa.
Esse é o principal fator da queda. Como há uma pressão vendedora maior, os fundos imobiliários acabam caindo, já que passam a ter mais vendedores que compradores.
Além dos juros, alguns componentes também influenciam na queda, como a qualidade dos FIIs, os efeitos da pandemia, uma possível tributação destes ativos, ruídos políticos, etc.
Até o final de 2021, a expectativa é que a Taxa Selic fique em 7%. Por isso, é importante analisar nossos objetivos quando investimos em fundos imobiliários.
Quando você investe em FIIs, qual é o seu principal objetivo? A rentabilidade? A valorização? Para o investidor de longo prazo, os FIIs são uma oportunidade para isso.
Quais são seus objetivos ao investir em FIIs?
Tenha em mente que mesmo que os juros subam, não significa que os imóveis não valem mais, apenas que a cotação está caindo. Mas precisamos entender como e por que a queda impacta os FIIs.
Um fundo deixa de ser atrativo, por exemplo, quando uma região para de alugar imóveis, afetando os resultados. Mas quando falamos de um cenário com queda generalizada e por questões externas...
Muitos investidores ficam ansiosos ao verem seus ativos em queda e cometem o equívoco de vendê-los. Mas, normalmente, é esse o momento que devemos aproveitar, pois os preços estão descontados.
Quer aprender a analisar FIIs e descobrir ativos com preços descontados? Aproveite e baixe agora nosso