O Plano Safra é um dos maiores programas do governo federal, de incentivos ao setor do agronegócio.
Sendo que para 2023/2024, o total de recursos disponibilizados para o programa chega à casa dos R$ 364,22 bilhões. Quantia 26,8% maior em comparação ao período anterior.
Através dos recursos disponibilizados no Plano Safra, pequenos e grandes negócios da agroindústria terão crédito para investir em seus negócios.
Mas no programa de 2023/2024, há uma série de inovações, incluindo o caráter sustentável. Acompanhe e conheça as novidades do Plano Safra.
A principal inovação do Plano Safra para 2023/2024 está nos incentivos à sustentabilidade.
Sustentabilidade e juros menores
Sustentabilidade e juros menores
Em uma dessas iniciativas, o governo estará oferecendo desconto de até 0,5 pontos, na taxa de juro, para aqueles que possuem produtos no Cadastro Ambiental Rural (CAR).
Destacando que para ter acesso ao benefício, o produtor deverá ter suas pendências regularizadas através do Programa de Regularização Ambiental (caso tenha pendências).
Dessa maneira, com as pendências regularizadas e produzindo produtos dentro do CAR, o produtor poderá conquistar crédito com juros ainda menores.
Os grandes e pequenos produtores que investirem em práticas sustentáveis, também terão acesso a descontos e taxas mais interessantes.
Práticas sustentáveis serão beneficiadas
Práticas sustentáveis serão beneficiadas
Ao adotar boas práticas, como a utilização de biomassa e a introdução da produção orgânica, o produtor também terá acesso a desconto na taxa de juro.
Destacando que esses benefícios podem ser cumulativos. Assim, ao somar o CAR, regularização das pendências, e as boas práticas, o desconto no juro pode chegar a 1 ponto.
O governo federal através do Plano Safra também estará incentivando programas de recuperação de áreas degradadas.
Outros incentivos
Outros incentivos
Por meio do Programa para Financiamento a Sistemas de Produção Agropecuária Sustentáveis (RenovAgro), o governo federal espera financiar a produção de bioinsumos.
Além dos sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), produção de produtos orgânicos e outras iniciativas.
Outra iniciativa que está incluída no Plano Safra é referente aos incentivos para a recuperação da pastagem degradada.
Recuperação de pastagem
Recuperação de pastagem
Com uma das menores taxas de juro do programa, de até 7% ao ano, o governo pretende beneficiar aqueles que recuperarem a pastagem degradada.
Através desses incentivos, o governo pretende produzir mais alimentos, além de incentivar a sustentabilidade no agronegócio.