Pix parcelado: vale a pena aderir?

Essa novidade tem chamado atenção de quem precisa de um dinheiro rápido, será que vale a pena? 

Com a criação dessa funcionalidade, é importante entender as vantagens e desvantagens, especialmente para evitar "sustos".

Lançado em 2020, o Pix se tornou uma das ferramentas de transações mais populares do Brasil.

O que é o Pix?

Facilitando diversas negociações, especialmente pela operação ser instantânea.

Além disso, o Banco Central, responsável pelo sistema, defende que o Pix é seguro e competitivo, podendo ser utilizado por pessoas e comércios durante 24h por dia.

Ou seja, esta ferramenta mudou a forma que o brasileiro realiza suas transações. 

Contudo, com o passar do tempo, novas funcionalidades são acrescentadas. Entre elas, o Pix parcelado.

Inicialmente, vale destacar que o Pix parcelado é uma funcionalidade criada pelo Bacen.

Como funciona o  o Pix parcelado?

Porém, as instituições financeiras possuem a liberdade de aplicar suas próprias regras.

Em suma, o Pix parcelado funciona do mesmo modo que o empréstimo pessoal, isto é, o usuário no momento de realizar a transferência analisa parcelas, juros e requisitos necessários.

Assim, é necessário entender as regras aplicadas pela instituição financeira, especialmente para evitar “surpresas” no futuro.

Como apontado, o Pix parcelado é semelhante ao empréstimo pessoal. Assim, a resposta para a pergunta é particular, isto é, vai depender de questões pessoais do cliente.

O Pix parcelado vale a pena?

Afinal, a existência de juros pode comprometer a saúde financeira do cliente. Dessa forma, é importante considerar algumas questões relacionadas ao sistema e a aplicação.

O primeiro passo é entender sobre as próprias finanças, pois o Pix parcelado pode ser uma alternativa para o pagamento de dívidas elevadas.

Contudo, o Pix é alvo de diversos tipos de golpes. Assim, é necessário que o usuário tenha atenção, especialmente para não realizar um pagamento fraudulento de longo prazo.

Portanto, o Pix parcelado é uma alternativa. Contudo, é indicado conhecer suas finanças para utilizar este recurso da melhor forma.