Descubra como o PIB do Brasil está com projeção de crescimento

No início do ano, as expectativas para o PIB eram ruins. Muitos falavam em crescimento abaixo de 1%, ou até zero. Hoje as expectativas chegam aos 3%.

O aumento do PIB vem com vários benefícios, inclusive na arrecadação brasileira. Com mais faturamento, as empresas pagam mais impostos.

Aumento do PIB

A inflação é outro fato que influencia de forma na arrecadação e no crescimento do PIB. Com o aumento dos preços, é natural que o faturamento aumente.

Antes da pandemia, o PIB brasileiro tinha crescido 1,2%, já no ano da pandemia a queda ficou em 3,9%. Depois, em 2021 o Brasil se recuperou com um crescimento de 4,6%.

PIB do Brasil aumenta

Agora, o PIB já cresceu 2,5% no primeiro semestres com boas expectativas para terminar 2022 em 2,7%, ou até em 3%.

Não há uma data certa para a divulgação do PIB, mas a instituição que faz o cálculo e divulga é o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Divulgação do PIB

Há dois segmentos na economia brasileira que possuem grande influência: o agronegócio e o setor de commodities, como o ferro e o petróleo.  

Economia Brasileira

Em 2021, o agronegócio representa pouco mais de 27% do PIB. Já o segmento de mineração e petróleo contribui com parcela importante do PIB.

Um dos indicadores que ajudam a identificar a tendência do PIB é o IBC-BR. Em 2022, o IBC-BR vem registrando alta de 2,52%. 

Índice de atividade econômica do Banco Central

É ótimo para a economia brasileira essa projeção positiva que pode impulsionar o ano de 2023.