Philip Green: conheça a trajetória polêmica do dono do Grupo Arcadia
Segundo a revista Forbes, o empresário possui uma fortuna de US$ 2,4 bilhões
Philip Green é um empresário britânico dono do Grupo Arcadia, que administra empresas de varejo de sucesso, como Topshop, Dorothy Perkins e Miss Selfridge.
Após viajar para os EUA, Extremo Oriente e Europa, retornou para Londres e abriu seu próprio negócio, voltado para importação de jeans do continente asiático.
Em 1979, Philip Green comprou estoques de roupas de grife em liquidação, fez algumas alterações para deixá-las como novas e vendeu em sua loja tempos depois.
Negócios e empresas adquiridas
Negócios e empresas adquiridas
Assim, tornou-se presidente e executivo-chefe da Amber Day, empresa de varejo. Em 1992, deixou o cargo, já que ela não obtinha o lucro esperado.
Em 1999, Green comprou o British Home Stores (BHS) por £ 200 milhões. Em 2002, adquiriu o grupo Arcadia por £ 840 milhões junto de sua esposa Tina Green.
A partir de 2009, a BHS fez parte do Grupo Arcadia. Mas em 2015 foi vendida para a Retail Acquisitions, de Dominic Chappell, pela quantia simbólica de £ 1.
Discussões envolvendo Philip Green
Discussões envolvendo Philip Green
Na ocasião, a empresa ficou com uma dívida bilionária e um déficit de pensões de £ 571 milhões de 19 mil trabalhadores, que causou discussões e episódios polêmicos.
A pandemia de COVID-19 comprometeu o Grupo Arcadia, que fechou algumas lojas e buscou reestruturação. Apesar disso, Philip e Cristina Grreen possuem uma fortuna de US$ 2,4 bilhões.