Paulo Guedes: a história do 1º Ministro da Economia de Bolsonaro
Dos Bancos a Brasília: conheça sua trajetória completa
Paulo Guedes tornou-se nacionalmente conhecido após ser escolhido para fazer parte da equipe econômica do atual presidente da república, Jair Bolsonaro.
Quem é Paulo Guedes?
Guedes é formado em economia e possui PhD nessa área. Além de sua carreira no meio acadêmico, o economista teve ampla atuação no setor privado.
História de Paulo Guedes
Em 1983, Guedes foi um dos quatro fundadores do Banco Pactual – atual BTG Pactual (BPAC11). Na instituição ele atuou como chefe executivo e chefe estrategista.
Na década de 80, ele se se aproximou da política e participou da criação do plano de governo de Guilherme Afif Domingos, na campanha presidencial de 1989.
Paulo Guedes sempre foi conhecido pelo seu pensamento liberal em relação à economia. Em 2005, se tornou um dos fundadores do Instituto Millenium – Imil, voltado a propagação de ideias econômicas liberais.
Um dos destaques de sua carreira também é o seu papel como fundador e sócio majoritário da BR Investimentos, grupo que faz parta da Bozano Investimentos.
Após a eleição de Jair Bolsonaro como presidente do Brasil em 2018, a confirmação de Paulo como Ministro da Economia chamou a atenção do mercado e da população em geral.
Atuação de Paulo Guedes no governo Bolsonaro
A agenda reformista foi uma das principais bandeiras que Guedes defendeu em seu plano econômico. Sendo a prioridade a reforma da previdência aprovada em 2019.
Reforma da previdência
Além da reforma da previdência, Guedes é a favor da privatização de empresas estatais, além de uma reforma tributária e uma reforma administrativa.
Assim, sua atuação no governo de Jair Bolsonaro e sua trajetória profissional no setor privado fez com que Paulo Guedes se tornasse um nome de peso no país.
Você sabe quais são os principais erros do investidor iniciante? Clique abaixo e saiba como evitá-los!