O mercado financeiro está repleto de alternativas e com R$ 10 mil por mês, o investidor poderia alocar todo dinheiro em uma só aplicação, ou pulverizar o valor em várias.
Por ser um valor relevante, os R$ 10 mil devem ser investidos com atenção e por isso, uma gestão de investimentos pode ser interessante.
A gestão de investimentos tem por objetivo proteger o capital aplicado, além de procurar o melhor rendimento disponível no mercado.
Por outro lado, o Wealth Management foca nos objetivos de vida do cliente. Vamos supor que o cliente tem como objetivo viver de renda e conseguir sustentar um bom padrão de vida.
Com essas informações, a Wealth Management vai avaliar o patrimônio financeiro do cliente e identificar se há possibilidade para tal.
Havendo, a gestão vai definir uma estratégia de investimento a fim de alcançar o objetivo da melhor forma possível.
O Asset Management tem o foco sobre a proteção e crescimento do patrimônio do cliente, não englobando outros fatores, como impostos, expectativa de vida e outros.
Já o Wealth Management existe a gestão de investimentos e atenção sobre a tributação, construção de renda e perpetuação do patrimônio, além de uma visão sucessória.
Antes de iniciar os trabalhos como Asset, ou Wealth Management, o profissional vai buscar traçar o perfil do investidor.
Normalmente, o cliente pode se encaixar em três perfis: Conservador, Moderado ou Arrojado. Com o perfil em mãos, o profissional pode dar início à gestão.
Sabendo qual é o perfil do cliente, o gestor vai desenvolver uma carteira personalizada ao investidor. Sem que haja na carteira, riscos que possam contrapor o perfil do cliente.
Outro ponto importante é o consultor personalizado ao cliente. Compreender as necessidades do cliente é fundamental na hora de prestar o melhor serviço.