Sem a liberação das informações, as outras instituições financeiras não “conhecem” a relação da pessoa com outros bancos. Assim, fica difícil a competição dentro do setor.
Como funciona hoje?
Como funciona hoje?
Com a entrada do Open Finance, o cliente do banco consegue liberar o compartilhamento de informações.
Dessa maneira, em breve, as pessoas poderão transferir suas informações entre bancos, caso seja do interesse fazer a contratação de um seguro, ou qualquer outro produto financeiro.
Depois, em um futuro próximo, o compartilhamento de informações será ainda mais amplo, alcançando outros segmentos, como o Open Insurance (Sistema de Seguros Aberto).
Uma delas está na possibilidade de conferir todos os seus saldos, investimentos e demais informações em um só lugar.
Com o compartilhamento de dados, os bancos poderão oferecer produtos financeiros mais personalizados para o cliente. Fato que pode ajudar muito na interação entre banco e cliente.
Só participam do Open Finance, as instituições financeiras regulamentadas pelo Banco Central e que aderiram ao projeto. Portanto, não são todos os bancos que fazem parte do Open Finance.
Open Finance para todos?
Open Finance para todos?
Mas ainda assim, com o passar dos anos, a integração vai se ampliar e mais instituições financeiras deverão participar do Open Finance.