Novo PIS/PASEP 2023 terá benefício maior ano que vem

Boa parte dos trabalhadores de carteira assinada têm direito a receber o abono salarial. Acompanhe e descubra se você irá receber também.

Todos os anos o abono salarial é pago aos trabalhadores brasileiros, sendo que a base salarial considerada é referente ao ano anterior.

Como funciona o benefício

Portanto, aqueles que vão receber o abono salarial em 2023, são os contribuintes que trabalharam com carteira assinada em 2022.

Como todos os anos o salário mínimo sobe e o benefício do abono salarial tem como base o mínimo, o valor pago em 2023 vai aumentar.

Aumento do benefício

Segundo as estimativas, o governo federal planeja um salário mínimo de R$ 1.294,00. Não haverá aumento real sobre o salário, somente a correção pela inflação.

Infelizmente não são todos os trabalhadores de carteira assinada que têm direito a receber o abono salarial. O abono salarial é pago para aqueles que se enquadram nas seguintes condições:

Quem pode receber o abono?

Estar inscrito no (PIS/PASEP) há pelo menos cinco anos;

Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base;

Ter recebido salário de Pessoa Jurídica (no decorrer de pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração);

Manter todos os dados preenchidos de forma correta  na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial.

Se você não sabe se vai ou não receber, é possível fazer uma consulta. Por meio do aplicativo da carteira de trabalho dá para saber se você terá direito ao abono salarial. 

Consulte se você tem direito