Inclusive, a volatilidade é algo normal nos investimentos. Portanto, haverá momentos de queda, com desempenho abaixo do CDI e outros onde os ganhos ficarão acima.
O importante é que no longo prazo, a carteira do investidor saia acima do CDI. Assim, os ganhos vão aparecer e se tornarão consistentes, mas tudo depende do tempo e da estratégia.
Outro ponto está relacionado aos custos que o investimento na bolsa possui. Atualmente, boa parte das corretoras isenta seus clientes da taxa de corretagem.
Além da corretagem, os custos com custódia foram zerados. Hoje, investir na bolsa praticamente não gera custos. Fato que deixa o investimento ainda mais acessível.
Vale destacar que a diversificação deve ser feita com prudência, adotando uma estratégia que faça sentido com uma alocação coerente dos ativos e respeitando o perfil do investidor.
Seguindo essas dicas, a diversificação conseguirá reduzir efetivamente a volatilidade da carteira.
Um investidor que construir uma carteira visando o longo prazo, adotando as estratégias corretas e aportando recursos com frequência na carteira, poderá viver de renda.
Dá para viver de renda do mercado financeiro – Verdade!
Dá para viver de renda do mercado financeiro – Verdade!
Um investidor de padrão de vida mais modesto e que se empenha em construir uma carteira consistente e com visão de longo prazo, terá maiores chances de conseguir viver de renda.