Luciano Hang: conheça o perfil do dono da Havan
Luciano Hang é o fundador da rede de lojas de departamento Havan. Atualmente, é a 19ª pessoa mais rica do Brasil; confira sua carreira.
Nasceu no ano de 1962, em de Brusque-SC. Graduou-se como tecnólogo em Processamento de Dados pela Universidade Regional de Blumenau.
História de Luciano Hang
Enquanto estava cursando o ensino superior, foi presidente do Clube dos Estudantes Universitários de Brusque (CEUB) por três anos.
Hang trabalhou na mesma empresa em que seus pais, a Fábrica de Tecidos Carlos Renaux. Quando completou 21 anos, adquiriu a Tecelagem Santa Cruz.
Na década de 1980, percebeu o crescimento do número de turistas que buscavam roupas e tecidos e abriu uma loja voltada para o segmento junto com seu sócio, Vanderlei de Limas.
Luciano Hang e a Havan
Em 1986, fundaram a Havan, cujo nome é uma mistura das iniciais dos fundadores. Posteriormente, Hang comprou a parte de Limas e tornou-se o único dono da empresa.
Inaugurou a primeira filial da Havan em 1995, em Curitiba-PR. Nesta mesma época, as lojas foram padronizadas para seus prédios parecerem com a Casa Branca, sede do Poder Executivo dos EUA.
Além disso, também foi colocada uma réplica da Estátua da Liberdade, que virou símbolo da loja.
Em 1999, a empresa passou por uma grande reformulação. Por uma tendência de mercado, o dono da Havan destinou o empreendimento para o segmento de lojas de departamento.
Em pouco tempo, a empresa expandiu-se para outras cidades do sul do país, como Balneário Camboriú, Criciúma, Florianópolis e Joinville.
Expansão da Havan
Em 2003, lançou seu primeiro e-commerce. Dez anos depois, começou a inaugurar lojas em outras regiões do país. Em 2017, alcançou a marca de 100 lojas.
Em 2018, Luciano Hang ganhou os holofotes por fazer campanha aberta ao atual presidente, Jair Bolsonaro. À época, apareceu em vídeo incentivando seus funcionários a votarem em Bolsonaro.
Polêmicas de Luciano Hang
Também foi acusado de financiar o envio de mensagens em massa pelo WhatsApp com conteúdos falsos e sensacionalistas para induzir a população a votar em Bolsonaro.
Atualmente, Luciano Hang é a 19ª pessoa mais rica do Brasil, segundo a Forbes, com uma fortuna estimada em R$ 15 bilhões.
Precisa de ajuda para começar a investir na bolsa? Aproveite e baixe agora nosso