Isaac Newton como o gênio da física perdeu milhões na bolsa?

Mesmo se você for um importante cientista, não deixe de estudar o  mercado financeiro

No século XVIII, muitos investidores tiveram seus negócios comprometidos por conta da aposta no comércio com as colônias espanholas da América do Sul.

E dentre esses investidores estava Isaac Newton, o gênio da física. Ele também foi seduzido pela chance de ganhar dinheiro com a Companhia dos Mares do Sul (South Sea Company, em inglês)

A SSC (sigla em inglês) foi fundada em 1711 com o objetivo de fazer negócios com as colônias da Espanha  no Novo Mundo,  como era conhecida  a América do Sul.

Companhia dos Mares do Sul

À época, estava acontecendo a Guerra de Sucessão da Espanha (1701 a 1714). Era esperado que o conflito terminasse num acordo de comercialização com a América Latina.

Antes, somente a Espanha podia negociar com as colônias. Com a esperança de riquezas intermináveis pela América, houve grande procura pelos papéis da SSC, que tinham 6% de juros garantidos.

Com o final da guerra, foi firmado o Tratado de Utrecht, que foi menos proveitoso para os ingleses do que se esperava. Apesar disso, as ações da SSC continuavam em alta.

Em 1720, as ações da Companhia dos Mares do Sul dispararam por conta de algumas especulações.

Novas especulações sobre o comércio

Falava-se sobre o Parlamento se encarregar da dívida nacional, as minas da Bolívia, um possível livre comércio com as colônias e que o México trocaria suas minas de ouro por lã e algodão.

Se todas essas especulações fossem concretizadas, os investidores da SSC se tornariam os mais ricos do mundo.

Newton era chefe da Casa da Moeda do Reino Unido e principal cientista do momento. Mas esses títulos não o impediram de entrar numa enrascada.

Isaac Newton e a Companhia de Mares do Sul

No início dos investimentos na SSC, saiu-se bem, vendendo as ações pelo dobro que pagou. Mas não parou por ai e se deixou levar pela bolha especulativa, que fez as ações saltarem de 100 para 1 mil libras. 

No final de 1720, as ações entraram em colapso, causando grandes prejuízos financeiros para os investidores, incluindo Newton. 

Colapso das ações

Uma investigação concluiu que três ministros ingleses haviam recebido suborno para inflar o valor das ações.