IPO: como funciona o processo de abertura de capital de uma empresa?
Independente do nível de experiência do investidor, é fundamental entender como e por que uma empresa abre capital na bolsa de valores
No mercado de capitais, o IPO (Initial Public Offering) é um momento bastante relevante para uma empresa e que costuma chamar a atenção dos investidores.
Na tradução do inglês, a sigla significa Oferta Inicial de Ações. É o processo pelo qual uma empresa abre seu capital, passando a ter suas ações negociadas na bolsa.
O que é IPO?
Dessa forma, todo investidor, se quiser, pode tornar-se sócio da companhia. Basta comprar as ações por meio de uma corretora de valores.
Além de ser um processo importante para o progresso do mercado de ações, o dinheiro levantado pelo IPO gera caixa para a empresa.
Por que as empresas fazem IPO?
Com isso, ela pode realizar investimentos e executar seu plano operacional, financiando projetos inovadores para o seu próprio crescimento ou reduzindo sua alavancagem.
Crescimento do valor de mercado da empresa;
Valorização das ações;
Distribuição de dividendos.
O IPO também pode gerar bons retornos para os acionistas. Isso pode acontecer através do(a):
Antes de investir no IPO, é preciso conhecer o motivo da abertura de capital. Depois disso, devemos analisar o valuation da empresa e fazermos uma análise fundamentalista.
Como funciona o processo de IPO?
1. Planejamento financeiro do IPO;
2. Equipe para organizar as informações financeiras da empresa;
3. Solicitação de registro e listagem e aviso ao mercado sobre a oferta;
No âmbito da empresa, são 6 principais requisitos para um IPO são:
4. Divulgação de prospecto da empresa;
5. Redação de contratos e auditorias;
6. Abertura de capital na bolsa.
Etapas de um IPO
1ª etapa
Roadshow: processo no qual a empresa é apresentada a potenciais investidores, buscando atingir a demanda necessária para realizar a oferta com sucesso.
2ª etapa
Bookbuilding: a etapa seguinte está relacionada ao livro de ofertas; assim, durante o período de reserva do IPO, os investidores fazem suas ofertas com base na faixa de preço estabelecida pela companhia.
Antes de investir no IPO, é preciso conhecer o motivo da abertura de capital. Depois disso, devemos analisar o valuation da empresa e fazermos uma análise fundamentalista.
Vale a pena entrar num processo de IPO?
Agora que você já sabe como funciona o IPO, aprenda a ANALISAR AÇÕES e encontre as MELHORES OPORTUNIDADES. Clique abaixo!