Foguete explode na fábrica da SpaceX, empresa do Elon Musk

O foguete explodiu na manhã da última terça-feira no estado do Texas. O artefato seria utilizado na propulsão da nave Starship. Acompanhe e conheça mais sobre a SpaceX.

A Spacex, empresa do bilionário Elons Musk, surgiu logo após a venda da PayPal para o Ebay (em 2002). Com o dinheiro em mãos, Musk resolveu abrir a Space X.

Como surgiu a SpaceX?

O nome, Space X é uma abreviação para: Space Exploration. O objetivo do negócio era baratear os custos envolvendo os lançamentos de foguetes para o espaço.

Problemas com os foguetes

Entre 2002 a 2008, a Space X colecionava testes mal sucedidos de seus foguetes. Até aquele momento, a empresa não tinha alcançado sucesso.

Em setembro de 2008, o foguete Falcon 1 conseguiu orbitar a superfície terrestre com sucesso. Esse foi o primeiro sucesso da Space X.

Em 2012 a Space X alcançou mais uma façanha. A empresa de Musk conseguiu efetuar o lançamento com sucesso e ainda atracou a espaçonave na estação espacial internacional.

Estação Espacial

A espaçonave estava levando carga para os astronautas que estavam na estação espacial. A espaçonave utilizada tinha o nome de Crew Dragon.

Em 2020 foi a vez de levar astronautas até a estação espacial internacional. Mais uma missão de sucesso da Space X.

Missão Crew-1

Nessa missão, foram transportados quatro astronautas. A missão teve duração de 160 dias. Vale destacar que os astronautas também voltaram a terra com a espaçonave da Space X.

A explosão ocorrida na última terça-feira não foi a primeira. A SpaceX já perdeu outros protótipos em 2020 e 2021.

Explosão do foguete em testes

A falha no foguete foi transmitida ao vivo pelo canal da Nasa Spaceflight. Segundo o próprio Elon Musk, a equipe da Space X está avaliando os danos à fábrica de foguetes.