Eike Batista, bilionário condenado a 30 anos de prisão. Entenda tudo

É um empresário brasileiro, fundador e presidente do grupo EBX. Ele já foi apontado como um dos homens mais ricos do Brasil e do mundo, mas perdeu grande parte de sua fortuna.

Quem é Eike Batista?

Eike Fuhren Batista nasceu em Governador Valadares-MG, mas também tem cidadania alemã. 

História de Eike Batista

Na adolescência, mudou-se para a Europa. Lá, cursou engenharia mecânica na Universidade Técnica de Aachen, na Alemanha.

Não concluiu a graduação e voltou para o Brasil para vender seguro. 

De volta ao Brasil, foi intermediário entre mineradores de ouro e diamante da Região Norte com compradores brasileiros e estrangeiros. 

Eike Batista e mineração

Sua primeira empresa da área foi a Autram Aurem. Quando completou 29 anos, foi para a TVX Gold ser o principal diretor executivo do grupo.

Eike Batista expandiu seus negócios através da EBX com grupos especializados em óleo e gás (OGX), logística (LLX), energia (MPX), carvão mineral (CCX), exploração marítima (OSX) e mineração (MMX).

Em 2012, alcançou o posto de homem mais rico do Brasil e o sétimo do mundo, com patrimônio estimado em US$ 30 bilhões.

Em 2017, no período das acusações, a fortuna de Eike Batista era US$ 116 milhões. Entre as principais acusações, destaca-se à do grupo OGX:

Queda de Eike Batista

A companhia comunicou diversas vezes sobre as possibilidades de exploração na Bacia de Campos e de Santos, mas já era sabido desde 2009 que era inviável.

Eike Batista também esteve envolvido com esquemas de corrupção com o governo federal, conforme foi descoberto pela  Lava Jato.

Assim, suas empresas ficaram comprometidas com os escândalos, fazendo os investidores dessas companhias perderem bastante dinheiro.

Réu na Operação Lava Jato, foi considerado foragido da justiça no início de 2017. Entre as acusações, estava o pagamento de propina ao ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral.

Prisão de Eike Batista

Além disso, foi processado por manipulação de mercado da OGX e no preço das ações da OSX. Desde abril de 2017 cumpre prisão domiciliar.