Economize no gás de cozinha! Conheça dicas infalíveis para poupar dinheiro

Economia

Mas como economizar um combustível tão importante para os brasileiros? O gás é utilizado por grande parte da população.

Além do fogão, o forno é um item muito utilizado. Para verificar o estado do alimento, muitas vezes as pessoas costumam abrir o forno.

1. Controle a ansiedade

Porém, essa prática pode influenciar na temperatura interna gerando desperdício de gás. Por isso, evite abrir muitas vezes o forno.

Mas, caso a chama esteja alaranjada ou até amarela, pode ser que as “bocas” do fogão estejam sujas ou que haja um defeito com o mesmo. Fique de olho nas chamas!

Uma panela fechada vai acumular muito mais calor do que uma panela aberta. Assim, evite cozinhar os alimentos sem a tampa.

3. Cuidado com o calor 

Ao cozinhar alimentos grandes, o tempo necessário pode ser muito longo, desse modo, é mais interessante cortar o alimento.

4. Como você vai cozinhar?

Com o corte, a superfície de contato se torna maior e o alimento tende a cozinhar de forma muito mais rápida.

Optar por cozinhar porções maiores de uma só vez e depois utilizar outros meios para esquentar o alimento nos outros dias é uma forma interessante de economizar o gás.

5. Cozinhe porções maiores

Assim, ao cozinhar mais, a pessoa pode dividir os alimentos em porções menores, podendo esquentar o alimento no micro-ondas, por exemplo.

O dinheiro poupado através da economia de gás pode ser utilizado de diversas formas, como na construção de uma reserva de emergência.

O que fazer com o dinheiro poupado?

Normalmente as pessoas investem o dinheiro da reserva de emergência em algumas aplicações, como o Tesouro Selic, fundos DI isentos de taxa administrativa e em CDBs de liquidez diária.

Todas essas opções são interessantes e com o juro elevado, podem render um bom valor.