Entenda o que esperar da economia após a eleição

O governo atual vem conseguindo conduzir uma recuperação econômica, reduzindo o desemprego e elevando o PIB. Porém, a oposição vem liderando as pesquisas.

No final de Outubro, milhões de brasileiros vão decidir quem serão os nossos representantes em Brasília, principalmente o presidente.

A eleição

Enquanto o atual presidente defende controle fiscal e redução da máquina pública, o candidato da oposição possui visão oposta, dando mais ênfase aos investimentos do estado.

Qualquer que seja o presidente, o investidor precisa ficar atento às consequências das eleições.

Expectativas sobre os candidatos.

A visão de economia para ambos os candidatos é oposta. O atual presidente possui uma linha menos intervencionista, tirando a mão do estado sobre a economia.

Visão de economia

Já o candidato da oposição tem  um ímpeto mais intervencionista, com investimento do estado sobre a economia.

Não restam dúvidas que a reeleição do presidente, ou a eleição do candidato da oposição vão dar forças para o desenvolvimento de reformas.

Manejo politico

Considerando as movimentações políticas do atual presidente, reformas como a do imposto de renda e tributária são prioridades.

Já o candidato de oposição pensa em mudar o teto de gastos e a reforma trabalhista.

Em caso de manutenção do atual presidente, há grandes chances do mercado se valorizar, principalmente a bolsa de valores. A queda do juro em 2023 pode potencializar os ganhos.

O que fazer?

Se o candidato de oposição ganhar, é comum que a bolsa fique volátil até o mercado entender como será a economia no novo governo.

Observando isso, é importante ficar cauteloso e focar em ativos de alta liquidez e com boa rentabilidade.