É seguro voltar a investir em debêntures?

Debêntures

Depois das crises envolvendo as Lojas Americanas e a Light, será que vale a pena investir em Debêntures?

Quando as grandes empresas, como as Lojas Americanas e a Light entraram em crise, diversos investidores que tinham debêntures dessas empresas sofreram prejuízos.

Taxas recuaram

O mercado precificou os papéis para baixo, sendo que as remunerações das debêntures de ambas as empresas foram suspensas.

Ou seja, o mercado ficou com menos apetite ao risco, observando que já havia muito risco. Mas e agora, será que o cenário mudou?

Depois da crise com as grandes empresas, o mercado melhorou e o grau de risco das debêntures está menor.

Sim, atualmente o cenário é melhor.

Portanto, se o investidor procura investir em debêntures mais rentáveis, este é o momento de procurar por boas opções.

Inclusive, aproveitando o cenário de queda dos juros. Com os juros em queda, as debêntures com taxas maiores podem acabar sendo muito vantajosas.

Principalmente no longo prazo, preservando a ótima rentabilidade. Mas antes de investir é importante ficar de olho nos riscos que envolvem esse tipo de investimento.

Mesmo sendo consideradas ativos de renda fixa, as debêntures não possuem garantia do FGC (Fundo Garantidor de Crédito). Sendo que as debêntures são negociadas em bolsa. 

Debêntures não possuem garantia do FGC

Assim, se você quer investir nesse tipo de ativo, será necessário negociar ele em bolsa, ou aguardar por uma oferta pública de debêntures.

Outra forma de investir em debêntures é por meio de fundos de investimentos. Hoje existem fundos de debêntures comuns e de debêntures incentivadas.

A diferença fica por conta da tributação, uma vez que os fundos de debêntures incentivadas têm isenção de imposto de renda.

Sem falar que ao investir em fundos de investimentos, você acaba reduzindo em parte os riscos, uma vez que há uma gestão profissional por trás do fundo.

Além dos fundos, normalmente, contam com uma carteira bem diversificada, mitigando, em parte, os riscos.