Com o conflito deflagrado no oriente médio, entre Israel e o Hamas, algumas empresas e negócios apresentaram volatilidade em seus preços.
O petróleo é um dos itens mais sensíveis, uma vez que a guerra acontece em uma região rica em petróleo.
Mas há outro negócio que também está sendo influenciado pela guerra. São fabricantes de armas de fogo. Mas então, qual empresa nacional vende armas para Israel?
No primeiro semestre de 2023, a fabricante de armas, Taurus, registrou aumento das exportações de armas de fogo para Israel.
Taurus exporta mais armas para Israel
Taurus exporta mais armas para Israel
No mesmo período do ano passado, a fabricante de armas faturou R$ 560 mil em vendas para Israel.
Já neste primeiro trimestre, o faturamento saltou para os R$ 4,9 milhões. Porém, esses números representam uma pequena fatia do total faturado pela companhia.
Ao somar todas as receitas da Taurus, nos primeiros 6 meses do ano, temos um faturamento equivalente a R$ 800 milhões.
O aumento de 700% nas receitas com Israel, não é o suficiente para representar um bom aumento no total faturado pela Taurus.
Ações da Taurus se valorizam
Ações da Taurus se valorizam
Querendo ou não, Israel é responsável por menos de 1% das receitas do primeiro semestre da Taurus.
Mas, ainda sim, as ações da companhia vêm se valorizando em 2023. Até o momento, as ações da TASA4 estão registrando valorização superior a 25% em 2023. Mas por que isso?
De acordo com o analista CNPI-P e sócio-fundador da BM&C e da Sara Invest, Marco Saravalle, as ações da Taurus costumam se valorizar quando os norte-americanos se sentem inseguros.
Estados Unidos é o destino das armas
Estados Unidos é o destino das armas
Desse modo, o conflito em Israel e até a guerra na Ucrânia, influenciam na avaliação de risco dos norte-americanos.
Vale destacar que até eventos climáticos podem desencadear essa sensação de insegurança e aumentar o apetite por armas.
Considerando o cenário atual, o mercado norte-americano foi responsável por 82,53% das vendas da Taurus no primeiro semestre. Já as vendas internas representam 12% das vendas.