Descubra 5 formas de se proteger da alta do dólar
Quando vivemos crises financeiras no país ou temos a alta da inflação, investir em dólar pode ser uma opção para diversificar a carteira de investimentos.
Essa prática é conhecida como uma forma de hedge, que é uma estratégia que visa proteger os investimentos de riscos de grandes variações do mercado.
O investidor não deve ver o dólar como um investimento, mas como um artifício de diversificação. O objetivo é diminuir o risco e a volatilidade dos papéis.
Por isso, fizemos uma lista com 5 formas de se proteger da alta do dólar e diversificar seus investimentos. Confira a seguir quais são elas e como funcionam:
É um dos métodos mais utilizados pelos investidores e, ao mesmo tempo, o menos eficiente. Os custos são elevados e as casas de câmbio cobram IOF, spread e outras taxas.
1. Compra de papel-moeda
2. Compra de ações de empresas com receita em dólar
O investidor pode escolher empresas exportadoras ou estrangeiras. Dessa forma, o dólar influencia diretamente nas ações das companhias.
3. Compra de ETFs ligados a índices americanos
ETF é um tipo de investimento negociado na bolsa que tem como objetivo refletir a performance financeira de um conjunto de ativos pré-determinados.
Se você não simpatiza tanto com o mercado de ações, há a possibilidade de investir em fundos de investimentos cambiais, mas existe a cobrança de IR.
4. Aporte em fundos cambiais
Com ele, é possível ter capital atrelado a moedas de todo o mundo, incluindo o dólar. As operações desse mercado são baseadas na compra e venda simultânea de duas moedas.
5. Operações no Mercado Forex
Ainda tem dúvidas sobre como investir no exterior? Aproveite e baixe nosso