Cristina Junqueira: a história da cofundadora e  CEO do Nubank

Junqueira também é conhecida por sua trajetória profissional em grandes empresas, como o Itaú. Ela foi a única brasileira a estar na lista Fortune 40 under 40, em 2020.

Cristina Junqueira nasceu em Ribeirão Preto-SP, em 1984, mas ainda jovem se mudou com seus pais para o Rio de Janeiro-RJ.

Trajetória de Cristina Junqueira

Depois de se formar no ensino médio, Junqueira passou no vestibular e teve que retornar para São Paulo para cursar engenharia de produção na USP.

Em 2004, formou-se como engenheira e começou a trabalhar como analista de sistemas no antigo banco Unibanco e também como consultora interna na Booz Alien Hamilton.

Três anos depois, mudou-se para os Estados Unidos, onde foi estudar finanças e marketing pela Northwestern University.

Ao retornar para o Brasil, em 2008, passou a ocupar o cargo de superintendente de negócios do Itaú Unibanco, trabalhando com seguros para pequenas e médias empresas. 

No ano seguinte, Junqueira tornou-se head de produtos da LuizaCard, ficando no negócio por três anos, até retornar ao Itaú, em 2012, para atuar na área de cartões. 

No período, tentou aplicar algumas ideias inovadoras para o segmento, mas não teve apoio interno. Com isso, em 2013, deixou o Itau para fundar o Nubank.

Em 2013, Cristina Junqueira, David Vélez e Edward Wible fundaram o banco digital Nubank. O projeto nasceu com o objetivo de contestar as altas tarifas bancárias cobradas no Brasil.

Cristina Junqueria e o Nubank

No início, os três foram responsáveis por todas as atividades do banco. Vélez era o CEO do Nubank; Wible, o CTO do grupo; e Junqueira tomava conta do atendimento.

O crescimento e a conquista de espaço no mercado brasileiro do Nubank colocaram Junqueira entre as principais executivas do país.