CPF negativado: saiba como resolver essa situação e limpar seu nome
Quando não temos um bom planejamento financeiro, nossas chances de ficarmos inadimplentes aumentam. Assim, podemos ter nosso CPF negativado.
Ficar com o CPF negativado é um grande problema, pois a pessoa passa a ter restrição ao crédito. Então, veja a seguir como descobrir e resolver essa situação:
Você deve verificar suas informações na Serasa Experian, que é o principal banco de dados de restrição ao crédito e que funciona em parceria com o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito).
Como consultar meu CPF?
Isso pode ser feito de duas formas: pelo site ou pelo aplicativo da Serasa. A consulta é de forma gratuita.
Além do serviço gratuito, que permite o consumidor saber se seu nome está sujo ou não, existem consultas pagas para verificar CPFs e CNPJs de terceiros.
Como funcionam as consultas pagas?
As consultas pagas fornecem serviço de monitoramento por e-mail e SMS, informando o consumidor quando uma dívida ficará negativada.
Se uma empresa consultar o CPF do consumidor, ele será notificado. Isso ajuda a prevenir fraudes, já que é possível reconhecer negociações que usam seus dados.
Ao fazer o cadastro na Serasa, você pode consultar suas dívidas em aberto. Se houver, a empresa apresentará as opções de pagamento. O prazo de exclusão da dívida é 5 dias.
Como limpar o nome na Serasa?
Fique atento com possíveis dívidas que você não reconhece. Se tiver sido vítima de golpes, você pode entrar em contato com a empresa, acionar o Procon ou até abrir uma ação judicial.
Se você já tiver quitado a dívida e ela ainda constar na plataforma da Serasa, entre em contato com a empresa cobradora e informe o comprovante de pagamento.
Prescrição de dívida é o tempo necessário para que as empresas credoras percam o direito de cobrar o consumidor inadimplente. Assim, ele volta a ficar com o nome limpo.
O que é prescrição de dívida?
Muitos CPFs ficam negativados por desorganização financeira. Para não passar por isso, aproveite e baixe a nossa