Conheça as 5 desculpas mais comuns para não começar a investir
Essas são as justificativas que mais recebemos. Vamos analisar uma a uma. Confira a seguir as 5 desculpas mais comuns para não começar a investir:
1. “Acho arriscado”
Todo investimento tem riscos. Mas quem investe em boas empresas na bolsa de valores, pensando em longo prazo, dificilmente irá perder.
Quem deixou dinheiro na poupança no último ano, por exemplo, perdeu dinheiro, já que ela rendeu menos que a inflação.
No cenário atual, se você quer garantir uma aposentadoria confortável, o maior risco está em não investir na bolsa.
2. “Eu não tenho tanto dinheiro”
Até entendemos esse mito de que para investir na bolsa é preciso ter muito dinheiro. Muitos filmes transmitem uma imagem de glamour e ostentação.
Mas a bolsa é para todos. É possível investir em bons Fundos Imobiliários por menos de R$ 10 e comprar ações no mercado fracionário.
Ou seja, em vez de comprar um lote de 100 ações, é possível comprar 10, 20, 50 ou quantas ações couberem no seu aporte mensal.
3. “Eu não entendo nada disso”
Muitos só conversam sobre dinheiro para discutir ou reclamar de alguma dificuldade com ele. Isso gera bloqueio e faz o tema parecer intimidante.
Hoje, podemos estudar investimentos de diversas formas. A Suno produz conteúdo gratuito e todas as plataforma, além de contar com uma área de assinantes.
4. “A vida é muito curta para investir”
Numa sociedade com foco no agora, pensar no amanhã parece algo distante. Mas esse amanhã sempre chega, então é melhor estar preparado.
Isso não significa que você precise se privar de tudo que gosta. É uma questão de disciplina e organização.
Se você tiver metas financeiras claras de curto, médio e longo prazo, conquistá-las aos poucos será um incentivo extra, não um sacrifício sem fim.
5. “Eu não tenho tempo de estudar”
Qualquer pessoa pode aprender e se aprofundar sobre investimentos hoje em dia, estando apta a tomar suas próprias decisões.
Mas nem todo mundo tem tempo de analisar balanços de empresas, estudar o mercado financeiro, calcular o valuation das empresas, etc.
Precisa de ajuda para começar a investir? Aproveite e baixe agora nosso