Conheça 6 empresas que falharam por não inovar
Charlie Munger diz que a maior lição que a microeconomia nos dá é discriminar quando a tecnologia vai te ajudar e quando ela vai te matar.
Ou seja, se uma empresa não inovar ou não acompanhar a evolução do seu setor, é muito provável que ela fique para trás dos seus concorrentes.
Por isso, listamos 6 histórias de empresas que falharam por não inovar e estagnaram seu crescimento. Confira a seguir:
Durante os anos 2000, a empresa valia cerca de US$ 125 bilhões. Em 2005, era um dos principais players do marketing digital. Mas 10 anos depois, o Yahoo foi vendido por US$ 5 bilhões.
1. Yahoo
A empresa subestimou as ferramentas de busca e focou em tornar-se grande na mídia, negligenciando tendências e a experiência do usuário.
O Yahoo conseguiu atingir um número expressivo em suas plataformas, mas falhou por não ter um modelo de negócio gerador de caixa para continuar crescendo.
A Polaroid sempre foi lembrada como uma das empresas de muito sucesso, muito devido aos seus produtos inovadores, como a famosa câmera que imprime a imagem.
2. Polaroid
Ela esteve no auge durante os anos 1990, mas com o surgimento da fotografia digital, a empresa entrou em recuperação judicial por perder mercado e consumidores.
3. Xerox
A Xerox passou muito tempo dependente de apenas uma única tecnologia (máquinas de fotocópia), sem buscar vantagens competitivas para assegurar sua liderança.
4. Kodak
Durante a década de 1970, a Kodak chegou a ter uma fatia de mercado de 90% em filmes fotográficos e 85% em câmeras fotográficas nos Estados Unidos.
Ela ainda teve a chance de ser pioneira no mercado de câmeras digitais, pois foi a primeira a desenvolver uma câmera deste tipo.
Mas com medo de prejudicar seu próprio desempenho no mercado de filmes fotográficos, a empresa resolveu não lançar a ideia.
5. Blockbuster
A Netflix ofereceu parceria com a locadora, divulgando sua marca nas lojas em troca de suporte online. Porém, a então líder do mercado a epoca não aceitou.
6. Nokia
Foi uma das primeiras empresas a criar uma rede de celulares no mundo, sendo por anos líder global, mas não reconheceu que o mercado de celulares mudou.
Essa mudança aconteceu em decorrência da internet, já que a comunicação passou a ser feita por dados, e não mais por voz.
A Nokia preferiu investir em hardwares, negligenciando o desenvolvimento de softwares modernos e lutando contra uma mudança inevitável.
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