Como o BID está dando crédito de carbono?

BID

O mundo está cada vez mais empenhado nas campanhas pró meio ambiente, e assim, o BID está prestes a lançar um programa de financiamento, visando incentivar a preservação.

O BID Clima é um programa que dará descontos de até 5% nos financiamentos de países que cumprirem com os seus objetivos de preservação.

Você quer saber mais sobre o programa e como ele pode colaborar com a preservação do meio ambiente? Então acompanhe.

O programa lançado pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) está em fase de testes e contará com US$ 1 bilhão em recursos.

Fase de testes

Com esse montante, o BID Clima, pretende financiar até 10 projetos escolhidos pela própria entidade.

Inclusive o atual presidente do BID e ex-presidente do BC Brasileiro, Ilan Goldfajn, disse que a entidade está entusiasmada com o projeto.

Goldfajn ainda destacou que este é um dos primeiros projetos do mundo, com esse caráter, aliando o financiamento de projetos a pautas de preservação ambiental.

Considerando o Acordo de Paris, os países precisam investir para conseguir alcançar suas metas climáticas.

Países precisam investir

De acordo com o Acordo de Paris, os países precisam começar a investir até 2024. Sendo que os recursos do BID poderão ser úteis nesses investimentos.

O grande diferencial do programa de financiamento do BID está na possibilidade de conseguir desconto de até 5% sobre o valor do principal.

Desconto de até 5%

Mas, esse desconto só será liberado, caso o projeto consiga alcançar os objetivos atrelados ao meio ambiente, natureza e clima.

Por fim, vale destacar que o BID vai considerar a geografia e os objetivos dos projetos que disputarão a linha de financiamento.

Sendo que o BID também quer avaliar, quais serão os resultados obtidos com o programa de financiamento, BID Clima.