Nos últimos anos o Brasil passou por algumas reformas e entraves políticos. Mas, com um cenário ligeiramente melhor, entre os três poderes, há chances de mais reformas ocorrerem.
Cenário mais favorável
Cenário mais favorável
Desse modo, a economia brasileira pode melhorar e consequentemente, o mercado financeiro também. Principalmente a bolsa de valores.
Visto que os juros estão em queda, os investidores provavelmente vão migrar da renda fixa para a bolsa de valores, impulsionando a valorização de diversos ativos.
Mas antes de sair investidos, você precisa conhecer o seu perfil como investidor. Através do seu perfil, você saberá como lidar melhor com o seu dinheiro.
Por exemplo, se o seu perfil é conservador, então, é melhor focar seus investimentos em produtos de renda fixa de alta liquidez.
Caso o perfil seja moderado, então você tem uma tolerância um pouco maior para riscos. Fundos de ações e outros produtos de renda fixa, podem entrar na carteira.
Já no perfil arrojado, o investidor possui uma tolerância ainda maior ao risco, podendo entrar de cabeça na bolsa de valores, divorciando ainda mais seus recursos.
Uma forma de investir e mitigar os riscos do mercado financeiro, é diversificar a carteira.
Então, de acordo com o seu perfil de investidor, procure diversificar seus investimentos em diferentes tipos de ativos.
Mas para isso, é importante conhecer mais do mercado e dos investimentos existentes, como as ações, fundos imobiliários, ETF, produtos de renda fixa em geral, e vários outros.
Um dos principais erros dos investidores iniciantes, está em não conhecer bem o mercado financeiro e as opções de ativos existentes. Isso pode levar a falta de diversificação.
Evite os seguintes erros
Evite os seguintes erros
Além disso, desconhecer os custos operacionais também pode trazer prejuízos ao investidor.