Como funciona a importação de diesel no país?

Diesel

O Brasil é considerado autossuficiente com relação ao petróleo, porém, o país não consegue refinar todo combustível necessário para consumo. 

Assim, o Brasil precisa importar parte do combustível para o  consumo, caso contrário pode ter falta. 

Dessa maneira, o Brasil ainda é dependente do mercado externo e dos seus preços. Mas como funciona a importação do diesel no país? Confira.

Sem indústria suficiente para refinar o petróleo extraído, o Brasil depende das importações para abastecer os postos de combustível.

Parte do diesel brasileiro é importado

Porém, as coisas mudaram. Se antes a Petrobras também fornecia o combustível importado, agora a empresa só comercializa a sua disponibilidade.

Portanto, agora os importadores precisam fazer a importação do diesel que falta. Destacando que o Brasil consegue produzir de 70% a 75% do diesel consumido.

Segundo pesquisa feita pela Porto Seguro Brasil diversos postos de combustíveis espalhados por 20 estados brasileiros estão apresentando restrições com relação ao diesel.

Pesquisa mostra que falta diesel no Brasil

De acordo com a pesquisa, um dos motivos para as restrições com relação ao diesel está vinculado à diferença dos preços do mercado externo e interno.

Sendo que a diferença entre os preços chega à casa dos R$ 0,90 a R$ 1,20. Desse modo, o importador procura evitar entrar no mercado.

Com tal disparidade o importador tem receio de não conseguir vender o diesel e simplesmente amargar o prejuízo.

A diferença dos preços e a falta de importação por parte da Petrobras pode acabar provocando escassez do diesel, prejudicando a logística de diversos setores.

Falta de diesel pode gerar problemas

Um dos setores em específico é o da agroindústria que está prestes a fazer o escoamento da safra de soja.

Com a falta de diesel a logística poderá sofrer para transportar os grãos e tudo isso pode acabar gerando grandes prejuízos.

Para a situação atual, uma possível solução é o aumento no preço do diesel, deixando ele mais próximo aos valores praticados no exterior.

Possíveis soluções

Outra solução está vinculada a possibilidade da Petrobras voltar a importar o diesel, assumindo a responsabilidade de abastecer os postos.