Como começar a investir em 2023? Aprenda a aplicar seu dinheiro

Todas as pessoas normalmente desejam começar a investir no ano novo.

Como estamos no início de 2023, nada melhor do que colocar em prática algumas das resoluções feitas para o ano novo.

Comparado a outros países, o Brasil ainda tem poucas pessoas investindo no mercado financeiro.

Mercado financeiro cada vez mais atraente

Porém, há uma melhora nos números. No terceiro trimestre de 2022 houve um aumento de 15% na quantidade de investidores, elevando o número de CPF’s para 4,6 milhões na bolsa.

E para aqueles que acreditam que a bolsa é para os mais ricos, isso não é uma verdade. O investimento médio na bolsa de valores, fica por volta dos R$ 288 ao mês.

Se você pretende entrar no mercado financeiro e deseja conquistar uma situação financeira melhor, primeiro, será preciso analisar as condições financeiras no momento.

Por onde começar?

Por exemplo: dar prioridade a investir ao invés de pagar dívidas, não é um caminho.  Assim, caso você esteja com as contas em atraso, a melhor solução é colocar tudo em dia e começar do zero.

Após quitar as dívidas, será preciso construir uma reserva de emergência.  Com a reserva, o investidor terá recursos disponíveis e não terá que liquidar os investimentos para utilizar.

Com a reserva financeira constituída, chegou a hora de definir quais serão os objetivos.  Você pretende construir uma aposentadoria? Quer comprar um veículo ou imóvel antes?

Quais são os seus objetivos?

Tudo isso deve ser definido antes de começar a investir, inclusive, há mais coisas a serem feitas antes de comprar o seu primeiro ativo.

O mercado está repleto de opções de investimento, por isso, é muito importante conhecer bem os investimentos disponíveis.

Antes de investir, conheça bem os ativos

Depois de conhecer e avaliar como será feita a carteira e quais serão as porcentagens de cada ativo, aí o investidor pode dar início às compras.

Com a certeira feita, o investidor terá que acompanhar a performance da mesma periodicamente.

Acompanhe a carteira

Por meio deste acompanhamento, o investidor poderá alterar as composições e corrigir posições a fim de maximizar os ganhos no médio e longo prazo.

Buscar ganhos cada vez maiores com estabilidade, é o sonho de qualquer investidor, porém, é preciso manter os pés no chão.

Sonhar é importante, mas manter os pés no chão é mais...

Antes de fazer qualquer alteração na carteira ou na estratégia, reflita e veja quais serão os possíveis reflexos dessa mudança.

Altos ganhos no curto prazo, dificilmente acontecem. Portanto, desconfie de operações e estratégias que possam gerar esse tipo de performance.

Através de uma boa estratégia é provável que o investidor consiga uma performance estável e com bons ganhos no longo prazo.