Se tudo der certo, o Finapop vai lançar sua plataforma para investidores pessoa física, onde as pessoas poderão investir a partir de R$ 100,00, tornando o investimento muito mais acessível.
Em suma, o Finapop está construindo dois produtos para levantar recursos para projetos envolvendo a produção de: café, leite, arroz e feijão.
O crowfunding é uma forma de levantar dinheiro onde diversas pessoas tem como ajudar a financiar determinado projeto, mas diferente das doações, aqui o investidor terá um rendimento.
A princípio o investimento para pessoa física por meio da plataforma se dará por meio de CCB (Cédula de Crédito Bancário).
Antes de entrar para o mercado de pessoa física por meio da plataforma de crowdfunding, o Finapop já lançou com sucesso um CRA (Certificado de Recebível do Agronegócio) no mercado.
Finaopop já lançou CRA no mercado
Finaopop já lançou CRA no mercado
O CRA foi lançado em 2021 e tem prazo de vencimento para 5 anos, terminado em 2026. O mesmo oferece rendimentos de 5,5% ao ano.
A rentabilidade do CRA era mais interessante visto que na época a Selic estava menor, comparado aos atuais 13,75%.
Com dois projetos já lançados, o Finapop possui uma adimplência de 99,68%, sendo que os valores a receber provavelmente serão pagos na próxima safra.
Inadimplência no Finapop
Inadimplência no Finapop
Se os pagamentos se concretizarem, o Finapop volta a ficar 100% adimplente, coisa que traz mais prestígio à plataforma e segurança aos seus investidores.
Os investidores que procuram investir em projetos que beneficiam os trabalhadores ligados ao MST podem encontrar no Finapop uma alternativa de renda fixa e alinhamento ideológico.