Aprenda a investir em fundos imobiliários (FII)

Através do investimento em fundos imobiliários, o investidor tem condições de diversificar a carteira e construir renda.

O FII é constituído de forma similar a um fundo de investimento comum, porém, o principal investimento são imóveis e ativos relacionados ao mercado imobiliário.

Fundos imobiliários

Outra diferença fica por conta da negociação. Diferente dos fundos comuns, os FIIs são negociados em bolsa e distribuem até 95% de suas rendas aos cotistas.

A forma mais tradicional de se viver de renda é por meio do aluguel. A pessoa investe em imóveis e do aluguel deles, a pessoa terá renda.

Como viver de renda

Porém, como comprar imóveis é caro e pode levar muitos anos para acontecer, os FIIs são uma forma mais rápida e segura, além da possibilidade de diversificar.

Os rendimentos mensais dos FIIs com certeza são uma das principais atrações dos fundos. Somente os FIIs possuem a regularidade e previsibilidade com os pagamentos mensais.

Dividendos mensais

Os fundos imobiliários podem ser negociados na bolsa de valores. O mercado de FII está em franca expansão, tanto de investidores quanto de fundos.

Como investir em FII?

Existem três tipos de fundos. O mais tradicional, são os fundos de tijolo. Esses fundos são aqueles onde o investimento é direto em imóveis, como shoppings, escritórios, galpões, entre outros.

Tipos de FII

O segundo tipo são os FII de papel, ou seja, são fundos que investem em CRI (Certificados de Recebíveis Imobiliários) e LCI (Letras de Crédito Imobiliário).

Por fim, temos os FII híbridos, onde o investimento do fundo é bem diversificado, podendo ser em cotas de outros FII, CRI e imóveis.

- Boa liquidez - Possibilidade de diversificação - Rendimentos mensais - Investimento acessível 

Vantagens dos fundos imobiliários