Ações europeias continuam caindo

O mercado europeu a um bom tempo não vem performando bem.

Nos últimos cinco anos, os principais índices da Europa, como o DAX (Alemanha) e FTSE100 do Reino Unido, vêm registrando desempenho abaixo de outros mercados.

Em 2022 o DAX vem gerando retorno de (-20,47%), já o FTSE100 possui perdas de (-3,58%). O CAC40, da bolsa de Paris, vem registrando queda de (-15,79%).

Bolsas na Europa hoje

O desempenho ruim dos principais índices se deve, principalmente, à inflação elevada, expectativa de aumento do juro e volatilidade do mercado, devido à guerra na Ucrânia.

O mercado europeu está repleto de empresas de tecnologia, como é o caso: Deutsche Telekom, Dassault Systemes As, Vodafone, Semicondutores Nxp dentre outras.

Ações tecnologia

Com relação ao mercado de petróleo, as principais empresas da Europa são: British Petroleum, Total, Statoil e Royal Dutch Shell.

Ações de petróleo

Vale destacar que tanto as empresas de tecnologia quanto as ligadas ao petróleo não vem performando bem nos últimos dias, influenciando na derrocada das bolsas. 

Com todos os problemas que a Europa vem sofrendo em decorrência da expectativa de alta do juro, escassez de gás e inflação, os mercados vêm derretendo.

Ações em queda

Há diversas empresas grandes que estão em queda, como é o caso do banco Barclays (-8,43% em 2022). Já as ações da Volkswagen vêm caindo mais de 19% em 2022.

Outro fator que influencia diretamente na derrocada do mercado europeu é a inflação nos Estados Unidos.

Inflação nos Estados Unidos

Com a alta dos preços, o juro também vem subindo e isso reduz o ímpeto das empresas de investir e do consumidor de comprar. Fato que influencia diretamente o desempenho das empresas. 

Esses fatores vêm impulsionando a queda das bolsas europeias, e cenário negativo vai continuar por um tempo.