6 destaques da reunião anual do Warren Buffett: a Woodstock Capitalista

Fique por dentro de tudo que aconteceu no evento no último sábado

No último sábado 30/04 ocorreu presencialmente o incrível encontro anual dos acionistas da Berkshire Hathaway. Empresa que o Warren Buffett é dono. Separamos os 6 principais destaques da reunião:

Warren inicou o evento mostrando uma nota de 20 dólares enfatizando que aquela era o único dinheiro que funcionava de forma segura e rápida para pagar impostos e suas contas.

1 - Poder do Dólar

Ainda disse que esse tipo de dinheiro (regulado pelo Banco Central) será a única forma de dinheiro nos próximos 100 anos.

1 - Poder do dólar

Para Buffett, caixa é igual oxigênio para as empresas. Um recurso que se ficarmos sem por apenas 5 minutos, morreríamos.

2 - Importância do Caixa

Levando a analogia para as empresas, uma companhia estabelecida que não tem dinheiro para honrar suas dívidas em um momento de crise, pode acabar.

2 - Importância do Caixa

Buffett e Munger foram questionados sobre o incrível timing de mercado que tiveram ao longo da carreira. Na resposta, o oráculo de Omaha enfatizou que nunca tentou realizar timing de mercado. Apenas ficou atento as evidências que as empresas traziam.

3 - Não faça timing de mercado

Em muitos momentos, acabou deixando de aportar em empresas por não acreditar que estavam em um preço atraente.

Isso contribuiu para que ele acumulasse caixa em momentos de bonança e comprasse em momentos de estresse.

3 - Não faça timing de mercado

Ao ser questionado sobre investimentos fora dos EUA, o oráculo respondeu que não tem nenhum problema em adquirir elas. Inclusive afirmou que fez ótimas aquisições no passado por ótimos preços.

4 - Círculo de competência

No entanto, ressaltou que existem muitas empresas no EUA e tende a analisar mais as da sua terra natal.  Justamente por estarem mais próximas do seu círculo de competência. Ou seja, empresas que ele consegue compreender seu funcionamento.

4 - Círculo de competência

5 - Proteção da inflação

Warren Buffett afirmou com veemência que a melhor maneira de se proteger da inflação é sendo o melhor no que você faz. Ou seja, um profissional que é referência em seu mercado, terá sua remuneração corrigida pela inflação.

Levando o exemplo para as empresas, companhias que tem vantagens competitivas fortes tendem a ter seus resultados corrigidos pela inflação.

5 - Proteção da inflação

Segundo Buffett, ele não pagaria nem 25 dólaraes por 1% das criptomoedas. Ele constata que recursos que não produzem caixa, só serão rentáveis caso sejam vendidos mais caro para alguém no futuro.

6- Não invista no que não gera caixa

Para ele, esse tipo de aplicação é uma especulação e prefere ficar de fora.

6- Não invista no que não gera caixa

O Alberto Amparo, analista CNPI da Suno, esteve no evento e explicou os principais destaques em uma live no último domingo (01/05)