5 dicas para mudar de carreira

Profissão

Em uma enquete feita na rede social Linkedin, 84% das quase 5 mil pessoas que participaram disseram estar dispostas a mudar de carreira, sendo que 75% pretendem mudar.

Somente 9% não enxergam motivação suficiente para efetivar uma mudança agora. Se você procura mudanças na área profissional, acompanhe.

Antes de trocar de profissão, você precisa estar ciente de todas as mudanças que deverão ocorrer em sua vida.

1 – Entenda suas motivações para mudar

Dependendo da nova profissão, será preciso até fazer uma faculdade, algo que pode gerar mais despesas e sacrifícios por anos.

Assim, é importante compreender suas motivações para trocar de profissão; Por exemplo: será que você não está se desgastando com algo além da sua profissão?

O seu atual emprego lhe permite evoluir e crescer como profissional? As atividades desempenhadas na firma lhe satisfazem?

Às vezes, a frustração com o ambiente de trabalho acaba ofuscando sua interpretação. Portanto, nem sempre é a profissão o problema, mas sim, o ambiente de trabalho.

Depois de identificar os problemas e ter certeza que a mudança de profissão é necessária, chegou a hora de identificar quais são as melhores profissões a perseguir.

2 – Faça uma análise do mercado

Para isso, será necessário fazer uma boa análise do mercado de trabalho, identificando oportunidades em setores em crescimento e destaque.

Observando qual dessas profissões tem mais a ver com você. Além das profissões em destaque, veja também as áreas que mais lhe atraem.

Agora que você já definiu onde quer atuar, chegou a hora de definir uma estratégia para mudar de profissão.

3 – Defina uma estratégia

Faça uma boa análise sobre o que será preciso fazer. Se você tiver que cursar uma faculdade nova, ou de repente uma especialização já é o suficiente.

Depois é hora de avaliar as condições financeiras para tal, uma vez que é bem provável que em sua nova profissão o salário sofra uma queda considerável.

Assim, é importante contar com uma boa reserva financeira que possa lhe ajudar nessa transição, principalmente se você possui uma família que depende da renda do trabalho atual.

Com suas atenções voltadas à nova profissão e na construção de uma nova carreira, é hora de expandir seus contatos e o networking.

4 – Amplie o seu networking

Participar de eventos da área e de “workshops” pode lhe ajudar. Com mais contatos, ficará mais fácil agregar conhecimento e ter acesso a novas oportunidades.

Desse modo, as chances de conquistar uma vaga de trabalho em sua nova profissão estarão mais próximas.

Provavelmente as primeiras oportunidades não serão relevantes, mas devem ser enxergadas como a porta de entrada para uma nova carreira.

5 – De freelancer a estagiário

De freelancer a estagiário, todas as oportunidades devem ser consideradas com carinho.

Dependendo da empresa que estiver contratando e do plano de carreira, você poderá ter grandes oportunidades no futuro e quem sabe, crescer fazendo aquilo que gosta.