Mesmo sendo um investimento extremamente interessante, os fundos imobiliários tem seus riscos, sendo que a vacância e a inadimplência estão dentre os principais.
1º - Investir em fundos com alta vacância e inadimplência
1º - Investir em fundos com alta vacância e inadimplência
Comprar cotas de fundos que possuem altos níveis de vacância ou inadimplência pode influenciar na renda obtida pelo cotista.
Como grande parte dos fundos distribuiu dividendos com base nos recebimentos de aluguéis e valores referentes a pagamentos de títulos como os CRI.
A inadimplência, ou alta vacância, pode acabar comprometendo a renda do cotista, além de influenciar em uma possível desvalorização das cotas do FII.
Os fundos imobiliários são ativos de renda variável negociados em bolsa de valores, portanto, os valores das cotas flutuam conforme a volatilidade do mercado.
2º - Não saber conviver com a volatilidade do mercado
2º - Não saber conviver com a volatilidade do mercado
Desse modo, diversos fatores podem influenciar no valor das cotas, como eventos relacionados diretamente ao fundo, ou vinculados à economia, por exemplo.
Quando esse fluxo de renda não se mantém, é possível que o fundo enfrente problemas para pagar dividendos aos cotistas, além de pagar a alavancagem.
Assim, além de enfrentar problemas com fluxo financeiro, o FII ainda terá problemas com uma inevitável venda de ativos e redução do valor patrimonial e de mercado.