Biografia de Zong Qinghou
Zong Qinghou
Zong Qinghou é o empresário responsável por fundar a Hangzhou Wahaha Group – uma das principais empresas de bebidas engarrafadas para consumo doméstico, como água e chás, da China.
Zong Qinghou começou sua empresa em 1987, vendendo sorvete para alunos de escolas. A Hangzhou Wahaha Group, da qual é CEO, já formou uma joint venture com a francesa Danone.
Atualmente, Zong Qinghou, que já foi o homem mais rico da China, ocupa a posição de número 18 entre os bilionários de seu país natal. Ele tem uma fortuna estimada em US$ 8,8 bilhões, de acordo com a Forbes 2021.
O executivo é tido como um homem de hábitos simples. Sobre o tema, em entrevista ao portal iG em 2011, declarou: “Eu não me controlo para não ser consumista. Sou de origem pobre e não desenvolvi o hábito de comprar. Além disso, sou muito ocupado para pensar em luxo”.
Trajetória de Zong Qinghou
Zong Qinghou nasceu em outubro de 1945 na cidade de Hangzhou, em Zhejiang, na China. Desde criança o hoje empresário é habituado a trabalhar. Após concluir o nível secundário, ele começou sua trajetória profissional trabalhando em uma fazenda de sal.
Depois, arrumou emprego em uma escola, fazendo trabalhos braçais devido à sua baixa escolaridade.
Em 1987, teve início o projeto embrionário que se tornaria a Hangzhou Wahaha Group. Ao lado de dois professores, Zong Qinghou emprestou dinheiro e fundou uma mercearia para vender a estudantes leite, gelo, refrigerantes e material de papelaria.
Quatro anos depois, a mercearia mudou o nome para Wahaha. Nessa época, os sócios do empreendimento compraram uma empresa estatal da China que produzia alimentos. O país asiático experimentava um rápido crescimento econômico naquele período, o que beneficiou a Wahaha.
A Hangzhou Wahaha Group se tornou uma das líderes de mercado no país, engarrafando bebidas para consumo doméstico. O portfólio inclui água, refrigerantes, chás, produtos à base de leite e, posteriormente, bebidas alcoólicas. Além disso, são vendidos pelo grupo também fórmulas de nutrição infantis e roupas.
Em 1996, a companhia de Zong Qinghou formou uma joint venture com a francesa Danone. Já em 2009, o negócio se desfez e a Hangzhou Wahaha Group ficou comprou a parte da sócia no negócio. Os valores envolvidos nunca foram divulgados e o acordo de paz contou com mediação dos governos da China e da França. A Bloomberg aponta que a transação girou em torno de US$ 379 milhões.
Vida pessoal de Zong Qinghou
Já tendo ocupado o posto de homem mais rico da China, Zong Qinghou é avesso ao luxo. As reportagens que descrevem a vida dele apontam para um homem simples, que dirige o mesmo carro há anos e atua em um escritório antigo. Zong, inclusive, leva fama de ser “mão-de-vaca”.
O papel de empresário rendeu a ele diversos títulos em seu país, entre eles: National Excellent Entrepreneur e National Excellent Manager.
Outro dado de sua vida pessoal é que ele é casado com Shi Youzhen, que trabalha como gerente de compras na Wahaha. O casal tem uma única filha, Kelly Zong, que é formada pela Universidade do Sudeste da Califórnia e já teve cidadania americana.
Assim como Zong Qinghou, outro empresário chinês que mantém hábitos de vida simples mesmo sendo bilionário é Li Ka-shing. Conheça mais sobre a história de Li Ka-shing no artigo da Suno a respeito dele.