Walther Salles Junior Walther Salles Junior

Walther Salles Junior

Perfil de Walther Salles Junior

Idade 68
Nome Completo Walther Moreira Salles Júnior
Nascimento 12/04/1956
Local de Nascimento Rio de Janeiro, Brasil
Filhos 1
Nacionalidade Brasileiro
Formação Economista
Ocupação Cineasta
Fortuna US$ 4,1 bilhões
Estado Civil Casado

Biografia de Walther Salles Junior

Quem é Walther Salles

Cineasta premiado, Walther Salles é responsável por filmes como Central do Brasil – obra pela qual recebeu, entre outros, o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro, em 1999. É um dos herdeiros de Walther Moreira Salles e acionista do Itaú Unibanco.

Ao lado do irmão João Moreira Salles, Walther Salles, ou Waltinho, como é chamado por alguns, fundou a produtora VideoFilmes, em 1987.

Tanto Walther quanto João são os únicos que não estão diretamente envolvidos na administração dos negócios da família.

A veia empresarial para cuidar do Itaú Unibanco, maior holding financeira do Brasil, e da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração, maior produtora mundial de nióbio, fica a cargo dos outros dois irmãos, Fernando Roberto e Pedro Moreira Salles.

PLANILHA CONTROLE GASTOS

Após se formar em economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), estudou comunicação audiovisual na Universidade do Sul da Califórnia, nos Estados Unidos.

O filme Central do Brasil, lançado em 1998, teve direção de Walther e rendeu prêmios em diversas partes do mundo.

A atriz Fernanda Montenegro, protagonista da obra, recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz pela personagem que interpreta na história.

Biografia de Walther Moreira Salles Júnior

Cineasta, nasceu no Rio de Janeiro em 1962. É Casado e pai de um criança.

Estudou economia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e comunicação audiovisual na Universidade do Sul da Califórnia, nos Estados Unidos.

Nos anos de 1980 fundou com João Salles a produtora VideoFilmes. Inicialmente voltada para elaborar documentários para TV, a VideoFilmes foi responsável por longa-metragens nacionais, como Lavoura Arcaica (direção de Luiz Fernando Carvalho) e Madame Satã, de Karim Ainouz.

Terra Estrangeira foi o primeiro filme de Walther Moreira Salles Júnior a ser premiado. A obra foi lançada em 1995 e representou o Brasil em dezenas de festivais pelo mundo.

Em 1998, o cineasta lançou um dos principais longa-metragens da história do cinema nacional: Central do Brasil. O filme, aclamado pela crítica, foi indicado para dois Oscars: Melhor Filme Estrangeiro e Fernanda Montenegro, protagonista, concorreu ao prêmio de Melhor Atriz.

Walter Salles
Foto: Tabercil/ Festival Internacional de Cinema de Toronto

Ainda que não tenha levado a cultuada estatueta, Central do Brasil foi eleito melhor filme estrangeiro no Globo de Ouro, BAFTA e Festival de Berlin, entre outros.

Abril Despedaçado veio em 2001. Também dirigido por Walther Salles, foi nomeado ao Globo de Ouro de melhor filme de língua não inglesa.

Após dois filmes aclamados no Brasil e exterior, o diretor deu início a sua carreira à frente de filmes em outros idiomas.

O primeiro foi Diários de Motocicleta, de 2004, falado em espanhol. Água Negra, com personagens que se comunicam em inglês, veio no ano seguinte.
O jornal britânico The Guardian elegeu Walther Moreira Salles como um dos 40 melhores diretores do mundo.

Embora não tenha produzido nenhum filme campeão de bilheteria, Walther Moreira Salles Júnior é o segundo cineasta mais rico do mundo.

Ler mais

Compartilhe sua opinião