Biografia de Tim Walz
Você sabe quem é o vice de Kamala? É o atual governador de Minnesota, Tim Walz. Ele foi escolhido pela atual vice-presidente, para disputar, junto dela, as eleições de 2024.
Com a saída de Joe Biden da disputa às eleições de 2024, Kamala, recentemente, foi escolhida como a representante do partido Democrata. Desse modo, Tim acabou sendo escolhido para ser o seu vice.
Por ter um perfil mais aguerrido e com boa passagem pelo estado de Minnesota, Tim Walz agradou os Democratas e principalmente Kamala.
Mas você sabe quem é Tim Walz? Não? Então acompanhe a seguir, mais detalhes sobre a história deste político e descubra mais informações sobre quem é o vice de Kamala.
Quem é Tim Walz?
Tendo experiência de 12 anos atuando como congressista nos Estados Unidos, Tim Walz tem tudo para fortalecer e agregar a campanha política de Kamala Harris à presidência dos Estados Unidos.
Nesse sentido, Tim Walz, de 60 anos, antes de se tornar político, teve uma carreira como professor do ensino médio, técnico de futebol e até chegou a se alistar na guarda nacional do exército.
O atual governador do estado de Minnesota agora está prestes a participar de uma das eleições mais disputadas de todos os tempos. A seguir, vamos conhecer mais sobre quem é o vice de Kamala.
Formação de Tim Walz
Nascido em 04 de junho de 1964, Tim Walz começou sua vida em uma pequena cidade na zona rural de Nebraska.
Após se formar no ensino médio, aos 17 anos, Walz foi encorajado pelo seu pai a se alistar na Guarda Nacional do Exército. Dentro do exército, Tim serviu por 24 anos.
Aos 19 anos, Walz acabou perdendo seu pai, devido a um câncer de pulmão. Já em 1989, Tim se formou em Ciências Sociais pelo Chadron State College.
Assim, formado, Walz resolveu se aventurar fora dos Estados Unidos, ensinando alunos na China. Inclusive, nesta época, ocorreu o massacre da Praça da Paz Celestial.
Neste período em que esteve na China, Tim também passou sua lua de mel, com a sua esposa Gwen Whipple. O casal possui dois filhos, James F. Walz e Darlene R. Walz.
Ao retornar para os Estados Unidos, o casal resolveu voltar ao estado do Nebraska. Lá, Walz se tornou técnico de futebol americano e continuou lecionando como professor.
Depois de algum tempo, Tim se mudou com a família para o estado natal de sua esposa, o Minessota. Lá ele continuou a trabalhar como professor e técnico.
Dessa maneira, em Minnesota, Walz ajudou a elaborar um programa de futebol americano, que ajudou o Mankato West High School a conquistar o seu primeiro título de futebol estadual. Além disso, Tim se destacou, ao se tornar conselheiro do corpo docente para a “aliança gay-hétero” da escola.
Carreira Política
A entrada de Tim Walz para o mundo da política aconteceu por acaso. Ao acompanhar alguns de seus alunos, a um comício do candidato Republicano, George W Bush, em 2004, seus alunos acabaram sendo convidados a se retirarem do evento, uma vez que eles estavam utilizando adesivos do candidato Democrata, John Kerry.
Descontente com a situação, Walz resolveu trabalhar como voluntário da campanha do Democrata. Com este trabalho junto aos Democratas, Tim conseguiu alguns contatos e acabou concorrendo a uma vaga no congresso dos Estados Unidos, nas eleições de 2006.
Em sua primeira campanha para se eleger Deputado, Walz representou uma pequena região agrícola de Minnesota. Em sua campanha, ele defendeu os veteranos e o serviço público.
Apesar da região estar mais alinhada ao partido Republicano, Walz conseguiu atrair o eleitorado e assim, conquistou sua vaga ao congresso. Depois desta vitória de 2006, Walz conseguiu ainda mais 5 vitórias seguidas.
No Congresso, Walz se destacou por medidas pró-trabalhistas e apoiou medidas para reduzir a emissão ode carbono do setor privado.
Contudo, Tim também apoiou alguns movimentos que costumam ser defendidos pelos Republicanos, como continuar financiando as guerras do Iraque e Afeganistão, quando elas estavam ocorrendo, realizar uma apuração mais rigorosa da entrada de refugiados aos Estados Unidos.
Governador de Minnesota
Em 2018, Tim Walz se candidatou a governador de Minnesota e ganhou. A vitória foi considerada “fácil”, uma vez que Walz conseguiu se eleger com 11 pontos de diferença para o seu adversário Republicano, Jeff Johnson.
Neste primeiro mandato como governador, Tim teve sérias dificuldades, principalmente associadas a pandemia da COVID-19, que teve seu ápice nos anos de 2020 e 2021.
Depois, Walz enfrentou mais uma situação dramática, com o assassinato de George Floyd pela polícia de Minneapolis.
Mesmo passando por um momento conturbado, Walz conseguiu se reeleger a governador do estado.
Nesta segunda passagem, os Democratas conquistaram algumas vitórias no estado, como o direito ao aborto, leis para o controle de armas, legalização da cannabis para uso recreativo e fizeram investimentos para a construção de moradias populares.
Todas essas iniciativas, chamaram atenção até do ex-presidente Barack Obama. Ao observar as mudanças em Minnesota, Obama escreveu: “Se você precisa de um lembrete de que as eleições têm consequências, confira o que está acontecendo em Minnesota“.
Vice-Presidente
Sob o holofote, devido sua boa atuação no estado de Minnesota, Tim Walz tornou-se um dos possíveis candidatos à vice-presidência dos Estados Unidos, pelo Partido Democrata.
Sendo que no início de agosto de 2024, Kamala anunciou o governador de Minnesota como seu vice-presidente.Em seu anúncio no Instagram, Kamala Harris falou o seguinte: “Eu estou orgulhosa em anunciar que eu pedi a Tim Walz para ser o meu companheiro de chapa“.