Tim Sweeney
ExecutivosQuem é Tim Sweeney?
Tim Sweeney é o cofundador e CEO da Epic Games, responsável pela criação do jogo Fortnite. Além disso, ele também é conhecido por ser um desenvolvedor de jogos e criador da plataforma Unreal Engine. Ele se tornou bilionário através do sucesso de criações que ele e sua empresa foram responsáveis.
Por conta do sucesso de Fortnite, um dos jogos de maior público do mundo, Tim Sweeney construiu um patrimônio pessoal bilionário, sendo um dos homens mais ricos do mundo. Ao todo, sua fortuna alcançou a marca dos US$ 4,7 bilhões, segundo dados da Forbes.
Tim Sweeney tem hoje um grande reconhecimento no segmento de jogos. No entanto, ele também é lembrado como um grande empresário e recebeu premiações importantes.
Biografia de Tim Sweeney
Timothy Dean Sweeney nasceu em 1970 em Potomac, Maryland, EUA, onde também foi criado. Ele estudou na Winston Churchill High School e se formou em 1988.
Ainda na infância, ele se interessava em desmontar dispositivos mecânicos e elétricos. Esses foram então os primeiros sinais de que ele seria um menino-prodígio.
Desde muito cedo, aos 11 anos, ele passou a se interessar por programação, quando ele teve os primeiros contatos com os computadores da startup de seu irmão, no IBM PC. Tim Sweeney aprendeu BASIC justamente com essas máquinas.
Foi então que dos 11 aos 15 anos, Tim Sweeney gastou milhares de horas programando e com isso, criou vários jogos que nunca foram compartilhados com mais nenhuma outra pessoa.
Já a arte de empreender e construir negócios rentáveis, ele acabou aprendendo justamente com seus irmãos, que já eram donos de uma startup.
Uma curiosidade desse período, é que Tim Sweeney ganhava dinheiro cortando a grama de alguns moradores da região, mas lhe pagavam um valor menor do que o que recebiam os profissionais desse meio. Por conta disso, ele teve uma boa lucratividade com essa atividade.
A fundação da Epic Games
Já um pouco mais velho, Tim Sweeney estudou engenharia mecânica na Universidade de Maryland, na A. James Clark School of Engineering.
Apesar da escolha da engenharia mecânica, ele então continuou trabalhando nas horas vagas numa empresa de consultoria que ele criou para ajudar pessoas com computadores. Porém, essa ideia não foi para frente e ele seguiu seu caminho para a programação.
Ele então começou a programar alguns jogos para que seus amigos comentassem o que achavam, embora a ideia é que ele pudesse receber esses feedbacks para melhorar os jogos e vendê-los depois.
Para que seus jogos tivesse maior alcance comercial, ele entrou em contrato com Scott Miller da Apogee Software, para melhorar a distribuição de seu jogo ZZT.
Atendendo pelo correio, Tim Sweeney conseguiu faturar algum dinheiro através da venda de seu jogo. Foi só a partir daí que ele realmente decidiu trabalhar com isso e tornar-se um desenvolvedor de jogos de fato. Para isso, ele primeiramente mudou o nome de sua antiga empresa de consultoria.
A empresa, que não deu muito certo, era a Potomac Computer Systems. Mas foi com essa empresa que ele finamente criou a marca que ficou tão conhecida atualmente no mundo dos jogos, a Epic MegaGames.
Unreal Engine
Tim Sweeney precisou procurar novas parcerias para aumentar o desenvolvimento de seus jogos, uma vez que ele, sozinho, já não dava mais conta.
Primeiro, ele formou uma equipe para terminar de desenvolver o jogo “Jill of the Jungle”, no ano de 1992. Posteriormente, fez uma parceria com Mark Rein, que antes trabalhava no id Software.
Tempos depois, ele trabalhou na criação Unreal Engine, que viria a ser uma importante plataforma utilizada por estúdios de criação de jogos. Ela foi utilizada para criar o jogo Unreal em 1998 e depois foi usado para criar jogos de diferentes gêneros.
Desde então, o crescimento da Epic Games e Unreal Engine foram muito relevantes. Curiosamente, o avanço de suas empresas refletiu no fato de que Tim Sweeney acabou não terminando sua faculdade, faltando pouco para se formar.
Premiações de Tim Sweeney
No ano de 2007, Tim Sweeney recebeu o prêmio Rave da revista Wired. A premiação aconteceu por conta do desenvolvimento do Unreal Engine 3, assim como toda tecnologia envolvida na blockbuster Gears of War. Ele entrou no Hall da Fama da Academy of Interactive Arts & Sciences (AIAS) em 2012.
Mas não parou por aí. Em 2013, ele foi nomeado Conservacionista de Terras do Ano, através da Federação da Vida Selvagem da Carolina do Norte em 2013.
Já em 2014, ele recebeu o Prêmio Conservacionista Voluntário Stanback do Ano dos fundos de investimento da Carolina do Norte. E em 2017 teve o prêmio Lifetime Achievement Award.
Posteriormente, Tim Sweeney foi escolhido como Personalidade do Ano em 2019 pela revista britânica MCV e teve a mesma premiação com a Forbes Media Awards em 2020.
Nessa ocasião, ele já foi mundialmente conhecido por conta do Fortnite, sendo um dos jogos de maior sucesso do mundo, e que foi criado pela Epic Games em 2017. O jogo gerou US$ 1,8 bilhão em receita só no ano de 2019.
A Tencent, uma importante empresa chinesa de tecnologia, adquiriu 48% de participação da Epic games em 2012, no valor de US$ 330 milhões. Assim, a Epic Games atraiu grandes investidores como KKR, Sony e a David Tepper.
Em 2020, ela foi avaliada ao todo em US$ 17,3 bilhões. Com fortuna e reconhecimento, Tim Sweeney é um dos grandes nomes do setor de jogos da atualidade.
Assim, ainda fez um alto investimento em grandes extensões de terras na Carolina do Norte. O objetivo, nesse caso, era realizar um trabalho filantrópico e sem fins lucrativos, para preservar os territórios que adquiriu. Vale ressaltar que ele está na lista das pessoas mais ricas do mundo.
O que achou da história de vida de Tim Sweeney? Deixe nos comentários a parte que mais chamou sua atenção.
Fotos de Tim Sweeney