Tiago Berriel
EconomistasQuem é Tiago Berriel
Tiago Berriel é Economista-Chefe da Gávea Investimentos, gestora de investimentos independente que tem seu foco em negócios ligados aos mercados emergentes, sendo que possui mais de R$12 bilhões sob gestão.
Além de sua atuação na Gávea Investimentos, Tiago Berriel é conhecido por sua passagem no Banco Central do Brasil (Bacen), instituição onde chegou ao posto de diretor.
Formado em economia e com mestrado e doutorado na área, Tiago Berriel iniciou sua trajetória profissional como professor acadêmico.
Na área, Berriel lecionou em importantes universidades do país, além de atuar na Princeton University por um período.
Tiago ainda foi diretor da área de assuntos internacionais do BC por cerca de três anos.
Desde o início de 2020, o economista é sócio da Gávea Investimentos, uma das principais gestoras do Brasil.
Trajetória de Tiago Berriel
Tiago Couto Berriel é graduado em economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), onde estudou entre 1999 e 2002. Também pela PUC-Rio, ele realizou seu mestrado na área de 2003 e 2005.
No campo acadêmico, Tiago também realizou extensões fora do país. De 2006 a 2007, ele estudou ciências econômicas na Princeton University. Mesmo instituição de ensino que ele fez seu doutorado em economia entre os anos de 2008 e 2010.
Inclusive foi na área acadêmica que Berriel iniciou sua trajetória profissional, sendo que durante seu período fora do país, ele trabalhou como professor assistente em Princeton.
Ao retornar ao Brasil, no final dos anos 10, Tiago se tornou professor de economia na Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Posteriormente, ele também começou a fazer parte do corpo acadêmico da área de economia da PUC-Rio, onde trabalhou especialmente dando aulas de macroeconomia, finanças e política monetária.
Também foi no período que ele foi consultor da Gávea Investimentos por cerca de um ano.
Em 2011, Berriel se tornou sócio da Pacífico Gestão de Recursos. Local onde atuou até 2016.
Após deixar a Pacífico, Tiago assumiu posto de diretor no BC, na gestão de Ilan Goldfajn. Ao longo de três anos na posição, o economista teve sua atuação voltada para as áreas de assuntos internacionais e riscos corporativos da instituição financeira. Em junho de 2019, Berriel deixou o Banco Central.
Tiago Berriel e a Gávea Investimentos
Em janeiro de 2020, Tiago se tornou sócio e assumiu a posição de Economista-Chefe da Gávea Investimentos, gestora onde havia atuado como consultor entre 2006 e 2007.
Na gestora, Berriel tem como principal foco auxiliar na análise macroeconômica realizada pala casa, especialmente pelo foco da mesma ser voltada para o mercado de países emergentes.
Tiago ainda ganha evidência por estar em uma das gestoras de maior renome do país.
Existente desde 2003, a Gávea tem suas atividades voltadas para fundos multimercado e fundos de private equity, com destaques para os fundos Gávea Macro FIC FIM e Gávea Macro Dólar FIC FIM.
Além disso, na Gávea Investimentos, Tiago Berriel reencontrou Armínio Fraga, fundador da gestora e que foi se orientador de mestrado na PUC-Rio. Para conhecer a história de Armínio Fraga, leia o perfil que a Suno fez sobre o economista.
Fotos de Tiago Berriel