Biografia de Tadashi Yanai
Quem é Tadashi Yanai
Tadashi Yanai é fundador e presidente da Fast Retailing, uma das maiores varejistas de roupa da mundo e a maior do segmento na Ásia. O grupo engloba marcas que se destacam na área de vestuário. Tadashi e sua família possuem 44% das ações da multinacional.
Um dos objetivos estruturados por Tadashi Yanai é o de transformar a Fast Retailing na maior varejista do mundo. Esta posição disputada por gigantes do setor, como H&M e Inditex.
Além disto, Tadashi Yanai está entre as pessoas mais ricas do mundo. Segundo a Forbes 2021, o empresário tem uma fortuna estimada em US$ 44,1 bilhões, montante que o coloca com 31ª no ranking de bilionários e como o homem mais rico do Japão.
Formado em economia, Yanai é conhecido por ter construído um império no setor de varejo de roupas, com marcas como a Uniqlo, J. Brand e Theory. O executivo ainda é lembrado por sua personalidade e por suas propriedades.
Carreira de Tadashi Yanai
Tadashi Yanai nasceu no dia 7 de fevereiro de 1949, na cidade de Ube, no Japão.
Durante a juventude, estudou na Ube High School. Após se formar no ensino médio, ingressou no curso de economia e ciência política pela Universidade Waseda, obtendo sua graduação em 1971.
Naquele mesmo ano, o empresário fez seu primeiro negócio ao fazer uma parceria com uma rede de supermercados japonesa, na qual ele vendia roupas voltadas para o público masculino e utensílios de cozinha.
Um ano depois, Tadashi Yanai começou a atuar por meio da loja de roupas criada por seu pai em 1949, chamada de Men’s’ Shop Ogori Shoji. É esta empresa que em 1991 foi renomeada para Fast Retailing.
Em 1984, ele decidiu abrir seu próprio negócio, inicialmente conhecido como Unique Clothing Warehouse e, posteriormente, como Uniqlo.
Sob sua gestão, o grupo começou a se expandir pelo território japonês, sendo que, ainda nos anos 90, a empresa alcançou o número de 200 lojas apenas no país.
Um dos motivos para o crescimento do negócio foram os valores da empresa aplicados por Yanai. Ele tinha o objetivo de construir uma marca de roupa que fosse usada por todas as classes sociais.
O primeiro produto de destaque da Uniqlo foi uma jaqueta de lã, lançada no final dos anos 90. Cerca de um quarto da população japonesa possuía o acessório comercializado por cerca de US$ 15.
Seguindo esta política de preços, a marca foi internacionalizada. Tornou-se uma das maiores do ramo no globo, além de estar presente em mais de 20 países e registrar um faturamento anual acima de US$ 15 bilhões.
O conglomerado de Tadashi Yanai também ganhou destaque por ser a primeira empresa do meio a utilizar inteligência artificial em suas lojas, tendo como objetivo o de melhor atender a seus clientes.
Tadashi Yanai além da Fast Retailing
Embora o nome de Yanai é conhecido principalmente por sua atuação empresarial, o empresário é lembrado por algumas particularidades.
As propriedades do empresário estão nesta lista, como uma casa avaliada em US$ 50 milhões localizada em uma região periférica a Tóquio.
Yanai também tem dois campos de golfe no Havaí, região onde ele passa, anualmente, o período do verão.
De qualquer forma, uma característica marcante do empresário é seu objetivo em transformar sua marca na maior do setor.
Não à toa Tadashi Yanai é uma das principais lideranças empresarias da Ásia. Para entender o peso de uma liderança para o sucesso de um negócio, leia o artigo da Suno sobre o tema.