Stelleo Tolda
EmpreendedoresQuem é Stelleo Tolda?
Stelleo Tolda é o presidente e um dos co-fundadores da empresa Mercado Livre, a maior plataforma de e-commerce da América Latina e uma das maiores do mundo.
O empreendedor nasceu e cresceu no Rio de Janeiro, mudando-se para os Estados Unidos para fazer faculdade. Lá, curso cursou engenharia mecânica em Stanford, na Califórnia, na região que é conhecida como Vale do Silício.
Sua carreira começou nos anos 90, quando adentrou no mercado financeiro. Entre seus trabalhos, destacam-se os dos bancos Merrill Lynch e Lehman Brothers, onde atuou por alguns anos até mudar seu ramo de atividades.
A trajetória de Stelleo Tolda mudou quando Marcos Galperín o apresentou o projeto para a criação do Mercado Livre. Em 1999 ele ajudou a fundar a empresa, onde trabalha até hoje como CEO.
Trajetória Empreendedora de Stelleo Tolda
No período escolar, Stelleo Tolda estudou na Escola Americana do Rio de Janeiro, onde manteve contato com a cultura de negócios norte-americana. Em 1985, quando concluiu os estudos escolares, mudou-se para a Califórnia para cursar sua faculdade.
Na Universidade de Stanford, Stelleo graduou-se no curso de Engenharia Mecânica em 1989. Além disso, durante o último ano de graduação, o empreendedor iniciou um mestrado nessa mesma área de atuação, que concluiu no ano de 1990.
Já em 1990, conseguiu um emprego como Engenheiro de Aplicações na Proxim Wireless, empresa especializada em redes sem fio e banda larga situada na Baía de São Francisco, onde permaneceu até 1991.
No entanto, Stelleo Tolda decidiu mudar sua área de atuação para o setor financeiro. Portanto, em 1994, o empreendedor voltou para sua cidade natal, o Rio de Janeiro, e entrou no Banco Icatu, onde permaneceu até 1996. Depois, foi para o BTG Pactual (BPAC11), onde permaneceu até 1997.
Após o breve período em sua terra natal, Stelleo Tolda voltou para os Estados Unidos, dessa vez para Nova York, onde trabalhou para o banco norte-americano Merril Lynch em 1998. No ano seguinte, em 1999, trabalhou no Lehman Brothers.
No ano de 1999, Stelleo Tolda decidiu entrar no projeto de Marcos Galperín para a criação de uma empresa cuja função seria a de trabalhar com vendas para a internet. A partir daí, nasceu o Mercado Livre, onde o empreendedor trabalha até hoje.
Inicialmente, a função de Stelleo Tolda era a de gerente geral, onde permaneceu até 2009. A partir de então, ele tornou-se COO do Mercado Livre, cargo no qual permaneceu até 2020. Finalmente, em agosto de 2020, Stelleo Tolda tornou-se o CEO do Mercado Livre, passando a funçao de COO para Daniel Rabinovich.
Além da atuação no Mercado Livre, o empreendedor também trabalha em outras funções: em 2017, tornou-se mentor na Endeavor, uma organização que apoia empreendedores. Já no ano seguinte, tornou-se mentor na boostLAB, projeto que visa auxiliar startups.
Sua atuação também se dá como membro do conselho de administração de duas instituições de peso: a Stanford University, onde cursou sua graduação e o mercado; e a Arco Educação, companhia brasileirade soluções educacionais.
A História do Mercado Livre
O Mercado Livre iniciou suas atividades de e-commerce em 1999 por Marcos Galperín, seu idealizador, e uma série de colaboradores. Nesse mesmo ano, suas operações iniciaram em quatro países: Argentina, Brasil, México e Uruguai. A partir desse ano, a empresa expandiu suas operações em outros países, todos eles da américa latina.
Assim como no caso de outras empresas de tecnologia, o crescimento do Mercado Livre não se deu apenas de forma orgânica: através da compra do Lokau.com, em 2002, e do Arremate, em 2005, a empresa adquiriu concorrentes com negócios similares e pode aumentar sua base de clientes.
Além disso, o Mercado Livre fez uma parceria com o eBay que durou até 2006. Assim, Marcos Galperín, Stelleo Tolda e o resto da equipe da empresa pôde oferecer melhores serviços de entrega para o público da América Latina,
Em 2007, a companhia realizou seu IPO, passando a ser negociada na Nasdaq através do código MELI. No Brasil, é possível adquirir ações dessa empresa diretamente através do BDR MELI34.
Assim como gigantes do varejo internacional, como a Amazon, o Mercado Livre investiu em infraestrutura. Buscando tornar seu sistemas de entregas mais eficiente, a empresa começou a montar em 2013 a sua própria estrutura de logística, conhecida como MercadoLivre Envios.
Numa tentativa de modernizar os meios de pagamento dentro de seu ambiente de vendas, a empresa criou o Mercado Pago, ramo de soluções financeiras da empresa. Além da compra facilitada no ambiente do Mercado Livre, é possível utilizar essa estrutura de vendas para transferência de dinheiro, saques, oferta de cartão de crédito e mais.
O Mercado Pago também possui um serviço de máquinas de cartão de crédito e débito, fazendo integração direta com o sistema online, permitindo o recebimento de contas de forma adiantada ou após 14 ou 30 dias.